metropoles.com

Vereadora ironiza colega após crítica a fala de Lula sobre Israel

A vereadora de Goiânia pontuou que a guerra entre Israel e o Hamas não deveria ser pauta da Câmara Municipal da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem colorida vereadora de goiania ironiza colega apos discurso sobre israel
1 de 1 imagem colorida vereadora de goiania ironiza colega apos discurso sobre israel - Foto: Reprodução

Goiânia – A fala do presidente Lula (PT) sobre a guerra entre Israel e o Hamas repercutiu em todo o mundo. O assuntou virou pauta e motivo de discussão até mesmo na Câmara Municipal da capital goiana. Na ocasião, a vereadora Aava Santiago (PSDB) ironizou um colega da Casa, após discursar sobre as declarações do líder do Executivo.

“Eu só quero trazer uma reflexão aqui porque a colega está dizendo que não cabe a um chefe de Estado dar opinião sobre um conflito global. Mas cabe ao vereador, né? A um vereador de Goiânia”, disse Aava, em tom irônico.

Veja o vídeo:

 

Vereadora criticou assunto na Câmara

A manifestação da parlamentar aconteceu na sessão ordinária da última quarta-feira (21/2).

Segundo a Aava, discutir o conflito internacional entre vereadores era perda de prioridade. Ela criticou colegas da Câmara que usam a guerra para “acenar para sua claque”.

“Senhor presidente, o senhor precisa reassumir a métrica de importância do que se discute, porque se o presidente da República não pode falar de um conflito internacional, enquanto o chefe de Estado e o vereador de Goiânia podem ficar uma hora da sessão, com a cidade cheia de problemas, falando disso para fazer vídeo para acenar para sua claque, aí a gente perde referência do que é prioridade”, acrescentou a vereadora.

Fala polêmica

Durante viagem ao Egito, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparou os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza à morte de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A fala gerou reações e críticas da comunidade judaica e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.

A fala do petista ocorreu após ele ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender o financiamento da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que presta auxílio aos refugiados palestinos, a UNRWA.

Reação

A fala de Lula não foi bem vista tanto entre a comunidade judaica quanto entre as autoridades israelenses. Em resposta às declarações do presidente do Brasil, Netanyahu afirmou que o petista “banalizou” o Holocausto e tentou “prejudicar o povo judeu” e o “direito de Israel de se defender”.

“Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, escreveu o primeiro-ministro israelense no X (antigo Twitter).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?