Vídeo: vereador imita burro em protesto contra mudança no nome de via
Homenagem ao guru conservador Olavo de Carvalho morto este ano foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Porto Alegre (RS)
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (5/9), um projeto de lei que muda o nome de uma via na capital gaúcha para Rua Filósofo Olavo de Carvalho. O projeto foi aprovado por 18 a 9. Um dos votos contrário à proposta, o do vereador petista Leonel Radde, veio acompanhado por um protesto inusitado.
Ao ocupar a tribuna para reclamar da homenagem ao guru extremista morto em janeiro deste ano, Radde vestiu uma máscara (imagem em destaque) e imitou um burro. Veja:
Vereador de Porto Alegre coloca cabeça de cavalo e imita burro em votação para denominar rua como ‘Filósofo Olavo de Carvalho’.
“Estamos virando um espaço de projetos de lei que não fazem o mínimo sentido”, afirmou Leonel Radde (PT).
Projeto foi aprovado pela maioria da Câmara. pic.twitter.com/lP9ObqF3EW
— Metrópoles (@Metropoles) September 5, 2022
Proposto pela vereadora Comandante Nádia (PP), o projeto prevê a mudança de uma rua que hoje é identificada pelo número 4006, na Vila Orfanotrófio I, no Bairro Santa Tereza, para Rua Filósofo Olavo de Carvalho.
Apesar de ter se definido como filósofo, Carvalho não tinha formação em Filosofia e sequer se formou no Ensino Médio.
Com um discurso agressivo e pregando contra o que classificava como uma conspiração das elites para acabar com os valores cristãos (o globalismo), Carvalho se tornou uma inspiração para bolsonaristas radicais e, mesmo após sua morte, segue provocando polêmicas, como se viu em Porto Alegre.
Para a rua mudar de nome, falta ainda a assinatura do prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB).
Votaram a favor da mudança no nome da rua os vereadores Jessé Sangalli (Cidadania), Cezar Schirmer (MDB), Felipe Camozzato (Novo), Mari Pimentel (Novo), João Bosco Vaz (PDT), Mauro Pinheiro (PL), Alexandre Bobadra (PL), Comandante Nádia (PP), Airto Ferronato (PSB), Fernanda Barth (PSC), Claudia Araújo (PSD), Gilson Padeiro (PSDB)L, Kaká D’Ávila (PSDB), Ramiro Rosário (PSDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Tanise Sabino (PTB), Alvoni Medina (Republicanos) e José Freitas (Republicanos).
Votaram contra Aldacir Oliboni, Laura Sito, Jonas Reis e Leonel Radde (todos do PT), Karen Santos, Roberto Robaina, Matheus Gomes e Alex Fraga (, do PSol) e Daiana Santos (PCdoB).