Vereador de 44 anos morre em decorrência da Covid-19 em Anápolis (GO)
Divininho do Sindicato (Solidariedade) foi intubado nesta terça-feira (9/3), mas não resistiu a piora do quadro de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Morreu na madrugada desta quarta-feira (10/3), em decorrência da Covid-19, o vereador por Anápolis Divino Cavalheiro Leite, mais conhecido como Divininho do Sindicato (Solidariedade), aos 44 anos. Ele estava internado na UTI do Centro de Internação Norma Pizzari e havia sido intubado nesta terça-feira (9/3), mas não resistiu às complicações da doença.
Divino era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis (SindMetana) e estava no primeiro mandato de vereador. Ele foi eleito como 5º mais votado para o Legislativo de Anápolis em 2020.
Outros dois parlamentares do município, Alex Martins (PP) e Suender Teodoro da Silva (PSL), também estão contaminados pelo coronavírus. Desde o início de 2021, sete vereadores de Anápolis testaram positivo para a Covid-19.
Assim como a Câmara Municipal de Goiânia, a de Anápolis está com as atividades suspensas até a próxima segunda-feira (15). A medida foi determinada por meio de decreto emergencial, para combater o contágio da Covid-19 na cidade.
Câmaras em surto
A Câmara Municipal de Goiânia passou um surto de Covid-19, com parlamentares e servidores contaminados, o que gerou a suspensão das atividades no local. Uma nova portaria publicada nesta segunda-feira (8/3) prorrogou por mais sete dias, ou seja, até 14/3, a suspensão das atividades legislativas e os atendimentos presenciais nos 35 gabinetes na Câmara de Vereadores da capital goiana, em razão da pandemia.
Depois de uma sequência de mortes de familiares de vereadores em decorrência da Covid-19 e do agravamento dos casos da doença na capital goiana, a Câmara Municipal de Goiânia passou por uma desinfecção nos dias 2 e 3 de março.
No dia 16/2, a Câmara Municipal de Goiânia já havia anunciado o endurecimento das regras de circulação de pessoas no local. A decisão foi um dia após o Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp) atingir, pela primeira vez, 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.
Na ocasião, foi determinado o fechamento de galerias para visitantes e tribunas destinadas a assessores parlamentares e à imprensa, por tempo indeterminado.
No município de Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos de Goiás, o prédio da Câmara Municipal também foi interditado, além da Prefeitura e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae). Na cidade, o prefeito Kléber Marra (Republicanos), dois vereadores, o procurador-geral Rodrigo Ribeiro foram alguns dos servidores que testaram positivo para a doença.
Mortes
O vereador de Goiânia Nataniel de Sena Soares, mais conhecido como Cabo Senna (Patriota), perdeu a mãe e um irmão, no dia 10/2, ambos vítimas da Covid-19. As mortes ocorreram na capital goiana e com menos de 4 horas de diferença entre si. O óbito da idosa foi registrado durante a madrugada do dia 10; o do filho dela, durante a manhã do mesmo dia.
Dias depois, no dia 18/2, Senna também perdeu o pai para a Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa do vereador, ao todo nove pessoas da família foram contaminadas pelo novo coronavírus. Quem estava em situação mais delicada eram Eduardo Sena, pai do vereador, e um dos irmãos, Rogério Sena, que recebeu alta no dia da morte do senhor Eduardo.
Outro vereador, Lucas Ferreira Pires Bueno, mais conhecido como Lucas Kitão (PSL), também perdeu o pai. Emival Bueno morreu por complicações da Covid-19 em 13/2, dia que completaria 64 anos.
Ex-deputado
Ainda esta semana, um político conhecido de Anápolis também morreu em decorrência de sequelas da Covid-19. O ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual e federal Adhemar Santillo tinha 81 anos e era de tradicional família política da região.