metropoles.com

Vereador ataca ideologia de gênero, defende pessoas trans e desmaia

Filiado ao PSL, parlamentar de Divinópolis (MG) apresentou projeto em defesa do nome social para pessoas trans

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ideologiadegenero
1 de 1 ideologiadegenero - Foto: Reprodução

O vereador Diego Espino (PSL), de Divinópolis, cidade no oeste mineiro, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (28/10) após protagonizar um discurso tão exaltado na Câmara Municipal que nem ele resistiu – e chegou a desmaiar.

Identificado como um conservador de direita, Espino resolveu usar a tribuna nesta tarde para protestar contra uma notícia falsa: que ele seria defensor da “ideologia de gênero”, conceito usado por uma parcela da população para se opor a pautas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais).

Tudo começou quando o parlamentar apresentou um projeto de lei que institui a possibilidade de pessoas trans usarem o nome social em locais onde a identificação é necessária.

A proposta foi alvo de críticas na cidade. Uma montagem chegou a ser feita com a foto do vereador e um texto dizendo que Espino queria “implantar ideologia de gênero em Divinópolis”. A imagem foi exibida pelo próprio parlamentar durante seu discurso na tribuna.

Indignação do parlamentar

Visivelmente indignado, o vereador então usou a tribuna da Câmara para apoiar a causa trans, criticar a ideologia de gênero e desafiar seus críticos. “A pessoa quando é transgênero, e a gente tem que respeitar isso, ao invés de ser chamada pelo nome de registro, pode querer ser chamada pelo nome social. É só isso. Quem sou eu para falar se é certo ou errado?”, discursou.

“Nunca fui a favor de ideologia de gênero, isso é identidade de gênero”, tentou explicar ainda Espino. “A pessoa pode escolher o que ela quer ser e vocês têm que respeitar! Eu estou aqui pelo certo, e certo é certo pelo certo”, complementou ele, citando um verso de Vida Loka Parte 2, dos Racionais MCs.

Ao encerrar o discurso, o parlamentar rebateu os críticos e chamou seus adversários para um acerto de contas na rua, dizendo: “Vocês vão ter que me segurar!”. Em seguida, Espino perdeu o ar e – como ninguém levou a fala ao pé da letra e o segurou – caiu, derrubando as bandeiras atrás de si.

A cena foi celebrizada pelo jornalista Lucas Ragazzi, que postou a parte final do discurso em seu perfil no Twitter, veja:

As sessões da Câmara da Divinópolis são transmitidas ao vivo pelas redes sociais. Desse material, o Metrópoles separou a fala inteira do vereador Diego Espino. Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?