Ventos de até 100km/h: Inmet atualiza situação de ciclone no Sul
O ciclone extratropical deve começar a atuar e se deslocar pela região ainda nesta quarta-feira (23/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Um ciclone extratropical que deve atingir o Sul do país começará a atingir a região nesta quarta-feira (23/10). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a formação e deslocamento do fenômeno entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.
As áreas de instabilidade associadas ao ciclone extratropical e a frente fria que deverá se formar no Sul e Sudeste vão fazer com que nas próximas 72 horas o tempo fique severo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Na noite desta quarta-feira (23/10) e na madrugada de quinta-feira (24/10), o ciclone e a frente fria começam a provocar temporais na metade sul do Rio Grande do Sul.
Santa Catarina e o Paraná deverão ser atingidos pelas tempestades entre a tarde e noite de quinta-feira (24/10).
Lagoa dos Patos, Porto Alegre e Região Metropolitana, parte da Serra Gaúcha, noroeste do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e oeste paranaense devem ter tempestades e fortes rajadas de vento.
No geral, os ventos poderão variar de 50 a 70 km/h, com rajadas mais intensas ao redor dos 100 km/h.
A meteorologia avisa para o risco de alagamentos, principalmente em áreas urbanas. Os maiores volumes de chuva são esperados para o Rio Grande do Sul, principalmente na região da Campanha entre Santana do Livramento até o Chuí, com volumes entre 50 a 100 mm.