metropoles.com

Venezuela: comissão do Senado aprova convites para governo se explicar

Lisura das eleições na Venezuela que teria reelegido Nicolás Maduro é questionada por senadores, que alegam falta de transparência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
UFBA/Divulgação
Celso Amorim
1 de 1 Celso Amorim - Foto: UFBA/Divulgação

A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (8/8), convites para que membros do governo federal compareçam ao colegiado para falar sobre as eleições presidenciais na Venezuela. Os requerimentos que convidam Mauro Vieira, chanceler brasileiro; e Celso Amorim (foto em destaque), assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, foram aprovados de forma simbólica.

A lisura do pleito é contestada pela oposição e pela comunidade internacional, uma vez que o país não apresentou as atas que comprovam a vitória do presidente Nicolás Maduro.

Os requerimentos, assinados pelos senadores de oposição Ciro Nogueira (PP/PI) e Tereza Cristina (PP-MS), pediam inicialmente a convocação das seguintes autoridades:

  • Glivânia Maria de Oliveira, embaixadora do Brasil na Venezuela;
  • Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais; e
  • Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.

Convites aprovados para falar de Venezuela

Após articulação com o governo, porém, apenas os convites ao chanceler brasileiro Mauro Vieira e ao assessor especial Celso Amorim foram aprovados. A convocação à embaixadora foi retirada de pauta pela autora do requerimento.

O presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), explicou que Amorim deve comparecer ao colegiado na próxima quinta-feira (15/8), e Vieira posteriormente, ao retornar de uma viagem.

A mudança de convocação para convite foi feita após acordo entre governo e oposição. No caso de um convite a comparecer, os representantes do governo federal não são obrigados a comparecer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?