metropoles.com

Venezuela acusa Brasil de dar refúgio a terroristas

Governo do país vizinho quer a deportação de cinco militares interceptados em Roraima no último dia 22

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARTIAL TREZZINI/Keystone/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
MADURO NA SEDE DA ONU EM GENEBRA
1 de 1 MADURO NA SEDE DA ONU EM GENEBRA - Foto: MARTIAL TREZZINI/Keystone/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Venezuela atacou neste domingo (29/12/2019), por meio de nota divulgada por seu ministro de Relações Exteriores, Jorge Arreaza, a decisão do Brasil de considerar conceder refúgio a cinco militares venezuelanos que foram encontrados em território de Roraima no último dia 26 de dezembro. Eles são acusados de terrorismo e traição pelo governo de Nicolás Maduro.

Na nota, o governo de Maduro “rechaça categoricamente a decisão do governo do Brasil de dar condição de refugiados a cinco terroristas, responsáveis pelo ataque ao 513º Batalhão de Infantaria de Selva (…) em 22 de dezembro (…) em uma operação violenta na qual perdeu a vida um soldado”.

O país vizinho afirma ainda que “denuncia ante a comunidade internacional esta insólita decisão que confirma o padrão de proteção e cumplicidade de governos satélites dos Estados Unidos para agredir a Venezuela”.

O documento questiona ainda as autoridades brasileiras sobre “qual seria sua reação se a Venezuela desse proteção jurídica a desertores de seu Exército fugindo de um ataque a instalações militares brasileiras”.

Ministérios
No último sábado (28/12/2019) os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa do Brasil afirmaram que os cinco militares venezuelanos vão iniciar os procedimentos para solicitação de refúgio no Brasil, “a exemplo de outros militares venezuelanos em situação similar”.

O Exército brasileiro interceptou na última quinta-feira (26/12/2019) os militares venezuelanos na região da terra indígena de São Marcos, ao nordeste de Roraima.

Os cinco estavam desarmados e foram conduzidos à capital Boa Vista.

Desde o fim de semana, o Exército intensificou o patrulhamento na região da faixa de fronteira com a Venezuela após uma tentativa fracassada de levante militar ocorrer no município venezuelano de Gran Sabana, no domingo (22/12/2019).

Veja a postagem:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?