Velório do pianista Arthur Moreira Lima será aberto ao público
Pianista, de 84 anos, morreu em Florianópolis (SC). Referência do piano brasileiro, músico lutava contra um câncer no intestino
atualizado
Compartilhar notícia
O pianista Arthur Moreira Lima morreu na noite dessa quarta-feira (30/10), aos 84 anos. A família do músico confirmou a informação, após duas semanas de internação no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC). Ele lutava contra um câncer no intestino.
O velório do músico será nesta quinta-feira (31/10), no Crematório e Cemitério Jardim da Paz, na capital catarinense, do meio-dia às 16h. A despedida será aberta ao público.
Arthur Moreira Lima, considerado um dos maiores pianistas brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Ele começou a estudar piano aos 6 anos, sendo aluno de Lúcia Branco, também professora de Tom Jobim e Nelson Freire.
O pianista estudou música na França e na antiga União Soviética. Em Varsóvia, na Polônia, em 1965, ficou em segundo lugar no concurso internacional de piano considerado o mais prestigiado do mundo, o Frédéric Chopin.
Consagrou-se também em diversas outras disputas, como a Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, ficando em terceiro lugar.
Referência de piano no Brasil
Arthur Moreira Lima é considerado um grande intérprete de compositores românticos, como Chopin e Liszt, e de obras modernistas de compositores como Prokofiev e Villa-Lobos.
Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.
Na carreira, gravou mais de 100 discos e fez centenas de apresentações em diversos países. Com a proposta de levar o piano a locais como periferias, cidades do interior e escolas públicas, atuou no projeto “Piano pela Estrada”.