metropoles.com

Veja relação entre julgamento do caso Madeleine e post sobre Bolsonaro

Julgamento do principal suspeito, marcado para esta sexta-feira (16/2), foi adiado porque uma das juradas deu opinião sobre ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Christian e Madeleine Mccan
1 de 1 Christian e Madeleine Mccan - Foto: Reprodução

Marcada para esta sexta-feira (16/2), na Alemanha, a primeira sessão de julgamento de Christian Brunckner, principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, foi adiada. A medida ocorreu depois que o advogado de defesa acusou uma das juradas de emitir opiniões nas redes sociais incompatíveis com o posto.

O inesperado é que as publicações da mulher se referiam ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Em 2019, a mulher publicou no X — antigo Twitter— insultos contra o político brasileiro e chegou a pedir a morte dele. “Matem esse demônio” e “Esse cretino deve ser destruído”.

4 imagens
Christian e Madeleine Mccan
Christian Brückner é o novo suspeito do crime. Ele está preso na Alemanha
Opinião da jurada compartilhada no antigo Twitter
1 de 4

Madeleine McCann

Reprodução
2 de 4

Christian e Madeleine Mccan

Reprodução
3 de 4

Christian Brückner é o novo suspeito do crime. Ele está preso na Alemanha

Reprodução
4 de 4

Opinião da jurada compartilhada no antigo Twitter

Reprodução

Confusão no tribunal antes do julgamento

A equipe jurídica de Bruckner criou uma confusão no tribunal. Antes que a juíza Uta Engemann desse início aos trabalhos, o advogado de defesa, Friedrich Fülscher, fez o primeiro pedido para considerar a jurada Britta Thielen-Donckel como parcial.

O argumento utilizado foi de que a mulher não tinha condições para servir como jurada, uma vez que as suas opiniões não são compatíveis com a Lei Fundamental da Alemanha.

Após 30 minutos de deliberação, o tribunal concordou que não podem ser toleradas “declarações fora do sistema legal” ou “pedidos de homicídio” e decidiu que a sessão seria adiada. A jurada será retirada do caso e terá de ser substituída, segundo o jornal alemão Bild.

A sessão será retomada na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro. Estão previstos um total de 29 dias de julgamento em Braunschweig, com mais de 40 testemunhas convocadas. Sem contabilizar os atrasos e adiamentos, a previsão é que o veredito seja pronunciado em 27 de junho.

Desaparecimento

Bruckner foi indicado como principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann em 2020. A situação foi um ponto de virada nesta investigação internacional com várias reviravoltas, pistas e hipóteses falsas.

Maddie desapareceu em 2007, pouco antes de completar quatro anos, na Praia da Luz, no Algarve, extremo-sul de Portugal. O caso é ganhou atenção mundial.

Christian B. não foi formalmente acusado do desaparecimento da menina, mas foi a investigação do caso que o levou ao julgamento por crimes sexuais, disse Christian Wolters, porta-voz da promotoria de Brunswick.

Acusado preso

O acusado cumpre atualmente uma pena de 7 anos de prisão na Alemanha por estuprar, em 2005, uma americana, então com 72 anos, na Praia da Luz, a mesma localidade onde a família de Madeleine McCann passava férias.

Em um dos casos que seriam julgados a partir de hoje, ele é suspeito de abusar sexualmente de uma alemã de dez anos em uma praia, em abril de 2007, meses antes do desaparecimento de Maddie.

Outra acusação contra ele é por exibicionismo a uma menina portuguesa de 11 anos em um parque infantil.

Bruckner também será julgado pelos estupros de uma septuagenária, amarrada e espancada em seu apartamento de veraneio; de uma menina de 14 anos, que ele amordaçou em um pilar de madeira na casa dela, e de uma irlandesa de 20 anos, cuja casa ele invadiu pela varanda.

O advogado de Christian B., Friedrich Fülscher, afirmou que o seu cliente optou por se defender permanecendo em silêncio, mas que isso “não significa que ele tenha algo a esconder”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?