Veja ranking das universidades com os melhores cientistas da América Latina
Pesquisa da AD Scientific Index 2021 mostra três universidades brasileiras no topo do ranking
atualizado
Compartilhar notícia
Três universidades brasileiras lideram ranking internacional com os cientistas mais influentes da América Latina. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Unicamp são as campeãs quando se trata do número de cientistas reconhecidos por pesquisa da AD Scientific Index, entre 10 mil selecionados.
A USP contabiliza 2.134 pesquisadores reconhecidos pelo sistema avaliativo, que analisa o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica do indivíduo para a comunidade acadêmica. A Unesp aparece em 2º lugar, com o reconhecimento de 572 profissionais e a Unicamp, com 556.
A Universidade de Brasília (UnB) tem 155 cientistas reconhecidos e está na 12ª colocação no ranking. Veja as 20 primeiras:
Para selecionar os cientistas e classificar as universidades, a pesquisa padroniza dados de cerca de 12 mil instituições de ensino. Assim, a classificação é feita por sistema de mérito.
Quatro critérios são usados para classificar os países. O primeiro é o número de cientistas na lista dos 10 mil melhores. O segundo critério é o número de cientistas na lista dos 100 mil superiores. O terceiro, a quantidade de pesquisadores listados no Índice Científico AD.
No caso de igualdade após a aplicação de todos esses três critérios, a classificação mundial é usada no desempate.