Veja quem são os 27 senadores que tomam posse nesta quarta (1º/2)
Os parlamentares foram eleitos em outubro para a nova legislatura que se inicia também nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
O Senado Federal recebe nesta quarta-feira (1/1) os novos 27 parlamentares eleitos em outubro. Os senadores tomarão posse em sessão solene marcada para às 15h, e, em seguida, farão seus juramentos ao poder Legislativo.
A renovação no Senado ocorre de forma alternada. Em uma eleição são trocados um terço, 27, dos representantes dos estados. Desta forma, elege-se um senador por estado. Quatro anos depois, na eleição seguinte, a renovação é de dois terços, 54, sendo eleitos dois senadores em cada unidade da Federação.
Entre os parlamentares que integrarão a nova legislatura, cinco foram reeleitos e quatro foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar ministérios.
Retornam à Casa Alta, os seguinte senadores: Omar Aziz (PSD), pelo Amazonas, Davi Alcolumbre (União), pelo Amapá, Otto Alencar (PSD), pela Bahia, Wellington Fagundes (PL), pelo Mato Grosso) e o ex-jogador Romário (PL), pelo Rio de Janeiro.
No caso dos senadores eleitos e nomeados ministros por Lula, estes devem se ausentar das suas funções para tomarem posse. Na sequência, retomam os cargos no Executivo, sem perder o mandato, cedem espaço a seus suplentes.
São eles: Camilo Santana (PT), eleito pelo Ceará, foi escolhido para o Ministério da Educação, quem assumirá sua cadeira é a primeira suplente, Augusta Brito (PT); Flávio Dino (PSB), eleito pelo Maranhão, foi escolhido para Ministério da Justiça e Segurança Pública, quem assumirá sua cadeira será Ana Paula Lobato (PSB); Renan Filho (MDB), eleito por Alagoas, foi escolhido para o Ministério dos Transportes, seu acento ficará com o suplente Fernando Farias (MDB); Wellington Dias (PT), eleito pelo Piauí, ficou com o ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, sua suplente será Jussara Lima (PSD).
Veja a lista completa dos senadores que tomarão posse:
Sessão da Posse
A sessão solene de posse dos novos parlamentares será realizada às 15h. Em seguida, há uma segunda reunião para a eleição do presidente do Senado para o biênio 2023-2024. Depois os senadores realizam uma terceira sessão para eleger os demais integrantes da Mesa Diretora. São as chamadas reuniões preparatórias, que marcam o início da nova legislatura.
O evento marcará ainda o juramento dos senadores:
“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.