metropoles.com

Veja quem são os 27 senadores que tomam posse nesta quarta (1º/2)

Os parlamentares foram eleitos em outubro para a nova legislatura que se inicia também nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida mostra Plenário do Senado Federal (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Plenário do Senado Federal (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Senado Federal recebe nesta quarta-feira (1/1) os novos 27 parlamentares eleitos em outubro. Os senadores tomarão posse em sessão solene marcada para às 15h, e, em seguida, farão seus juramentos ao poder Legislativo.

A renovação no Senado ocorre de forma alternada. Em uma eleição são trocados um terço, 27, dos representantes dos estados. Desta forma, elege-se um senador por estado. Quatro anos depois, na eleição seguinte, a renovação é de dois terços, 54, sendo eleitos dois senadores em cada unidade da Federação.

Entre os parlamentares que integrarão a nova legislatura, cinco foram reeleitos e quatro foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar ministérios.

Retornam à Casa Alta, os seguinte senadores: Omar Aziz (PSD), pelo Amazonas, Davi Alcolumbre (União), pelo Amapá, Otto Alencar (PSD), pela Bahia, Wellington Fagundes (PL), pelo Mato Grosso) e o ex-jogador Romário (PL), pelo Rio de Janeiro.

No caso dos senadores eleitos e nomeados ministros por Lula, estes devem se ausentar das suas funções para tomarem posse. Na sequência, retomam os cargos no Executivo, sem perder o mandato, cedem espaço a seus suplentes.

São eles: Camilo Santana (PT), eleito pelo Ceará, foi escolhido para o Ministério da Educação, quem assumirá sua cadeira é a primeira suplente, Augusta Brito (PT);  Flávio Dino (PSB), eleito pelo Maranhão, foi escolhido para Ministério da Justiça e Segurança Pública, quem assumirá sua cadeira será Ana Paula Lobato (PSB); Renan Filho (MDB), eleito por Alagoas, foi escolhido para o Ministério dos Transportes,  seu acento ficará com o suplente Fernando Farias (MDB); Wellington Dias (PT), eleito pelo Piauí, ficou com o ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, sua suplente será Jussara Lima (PSD).

Veja a lista completa dos senadores que tomarão posse:

Sessão da Posse

A sessão solene de posse dos novos parlamentares será realizada às 15h. Em seguida, há uma segunda reunião para a eleição do presidente do Senado para o biênio 2023-2024. Depois os senadores realizam uma terceira sessão para eleger os demais integrantes da Mesa Diretora. São as chamadas reuniões preparatórias, que marcam o início da nova legislatura.

O evento marcará ainda o juramento dos senadores:

“Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?