Veja quem pode se vacinar nesta terça (9/11) em GO, SP, RJ, MG e SC
Enquanto ministro da Saúde apela por vacinação completa, cidades brasileiras aplicam dose de reforço e imunizam adolescentes
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha nacional de imunização contra a Covid-19 continua em todo o país nesta terça-feira (9/11). Da população com 12 anos ou mais no Brasil, 65,3% está totalmente imunizada contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (8/11), a cidade de São Paulo não registrou nenhuma morte pela doença, o que não acontecia desde março de 2020. O número pode ser atualizado, já que é comum que às segundas-feiras os dados divulgados fiquem abaixo da média devido a uma menor notificação aos fins de semana.
No domingo (7/11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou o apelo para que a população busque a imunização completa: “Como ministro, peço o apoio para que todos os brasileiros compareçam aos 38 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil para serem vacinados, especialmente os profissionais de saúde e idosos que precisam tomar a dose de reforço”.
Nas principais capitais brasileiras, a aplicação da primeira e segunda dose da vacina continua para adolescentes e maiores de 18 anos. Trabalhadores da saúde, imunossuprimidos graves e pessoas acima de 60 anos podem tomar a dose de reforço, desde que o intervalo entre as aplicações siga o estipulado.
Em São Paulo, podem tomar a dose de reforço: trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana do município, sepultadores do Serviço Funerário, agentes fiscalizadores das subprefeituras, profissionais da saúde, pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos graves maiores de 18 anos.
No momento da vacinação, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de vacinação. Adultos com mais de 18 anos e adolescentes a partir de 12 podem se vacinar com a primeira ou segunda dose, sem necessidade de agendamento.
É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.
Rio de Janeiro
Nesta terça-feira, a capital carioca começa a aplicar a dose de reforço em homens com 62 anos ou mais. Na quarta-feira (10/11), haverá repescagem para a idade. Até o fim de novembro, os postos de vacinação da cidade aplicam a primeira dose em maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram.
Profissionais da área da saúde e imunossuprimidos graves também podem tomar a dose de reforço. A segunda dose é aplicada no Rio de Janeiro em quem está com agendamento ou em atraso. A antecipação da segunda dose da Pfizer tem sido adotada no estado para quem tem 30 anos ou mais. O intervalo mínimo foi reduzido para 21 dias.
Os imunizantes serão aplicados nas unidades 24 horas da rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja os endereços.
Goiás
Em Goiânia, começa a antecipação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer. Em vez de 12 semanas de intervalo, agora serão oito. Não há necessidade de agendamento. O imunizante está disponível para toda a população a partir de 12 anos.
A dose de reforço está disponível para profissionais da saúde (com seis meses de intervalo da última dose), idosos a partir de 60 anos (também com seis meses completos desde a última dose) e imunossuprimidos graves (a partir de 28 dias depois da segunda dose).
A aplicação ocorre nos locais indicados pela prefeitura.
Minas Gerais
Na capital mineira, é dia de aplicar terceira dose em pessoas de 67 anos ou mais. É necessário intervalo de seis meses entre as doses. A cidade faz repescagem da segunda dose da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.
Também estão elegíveis para a dose de reforço trabalhadores da saúde ou imunossuprimidos graves, mediante apresentação de laudo. Consulte os endereços e mais detalhes aqui.
Santa Catarina
Em Florianópolis, a terça-feira dará prosseguimento à aplicação da primeira dose para maiores de 18 anos, doses de reforço e segunda dose. Na quarta-feira (10/11), a capital retoma a vacinação de adolescentes com a primeira dose a partir de 12 anos.