metropoles.com

Veja quem pode se vacinar nesta terça (28/12) em SP, RJ, GO e RN

Ministério da Saúde confirmou o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos com vacina da Pfizer a partir de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
Van vacina itinerante goiania goias covid
1 de 1 Van vacina itinerante goiania goias covid - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Apesar das polêmicas com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde confirmou o início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos em janeiro. O imunizante da Pfizer será aplicado em dose pediátrica.

Pelo menos 16 estados e o Distrito Federal vão divergir da pasta em relação à exigência de receita médica. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou, na sexta-feira (24/12), carta de Natal em que rejeita a obrigatoriedade de receita médica para a vacinação de crianças contra a Covid-19.

Veja quem pode se vacinar em algumas capitais brasileiras nesta terça-feira (28/12):

São Paulo

A capital paulista aplica a quarta dose em imunossuprimidos graves depois de quatro meses da primeira dose de reforço. Para o reforço deste público, é necessário ter no mínimo 28 dias de intervalo da segunda dose.

Para a população geral, a dose extra é inoculada depois de quatro meses. Quem recebeu o imunizante de dose única da Janssen há, no mínimo, dois meses, também está elegível para o reforço.

A primeira dose é aplicada em maiores de 12 anos. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi inoculado com Pfizer precisa aguardar 21 dias para a segunda dose.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a primeira dose continua a ser aplicada em toda a população maior de 12 anos. A segunda dose é inoculada de acordo com os seguintes intervalos: doze semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

A dose de reforço é aplicada, durante a semana, em pessoas com 56 anos ou mais que tenham completado um intervalo de três meses desde a última dose. Para maiores de 18 anos, o hiato é de cinco meses.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.

Goiás

Goiânia não exige agendamento para a imunização. Maiores de 12 anos podem ser imunizados. Para adolescentes até 17 anos, a vacina inoculada é a da Pfizer.

Para receber a dose de reforço, é necessário intervalo mínimo de quatro meses da segunda dose. Imunossuprimidos acima de 18 anos recebem o reforço depois de 28 dias.

A segunda dose é aplicada de acordo com o intervalo definido no cartão de vacinas. Veja horários e locais de vacinação.

Rio Grande do Norte

Estão elegíveis para receber a primeira dose maiores de 12 anos, em Natal. Grávidas, lactantes e puérperas também podem se imunizar.

A segunda dose é inoculada com intervalo de 28 dias para quem recebeu Coronavac, 60 dias para quem foi imunizado com Astrazeneca e 21 dias para a Pfizer.

O reforço está disponível para maiores de 18 anos com intervalo de quatro meses da segunda dose. Veja horários e locais no site da prefeitura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?