Veja quem pode se vacinar nesta sexta-feira (20/8) em SP, RJ, GO, MG e RS
Com a semana acabando, há capitais que aceleram a idade contemplada e outras vacinam a população com a segunda dose
atualizado
Compartilhar notícia
A semana está acabando, mas a vacinação contra a Covid-19 continua em ritmo acelerado em algumas capitais. O Rio de Janeiro passa a vacinar a população com 18 anos. Para receber o imunizante, o carioca deve apresentar o documento de identificação original, com foto e número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
Minas Gerais
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a cidade aplicará a segunda dose para pessoas com 38 anos.
Só poderão antecipar a imunização as pessoas do grupo convocado cuja data marcada no cartão para a aplicação da segunda dose seja menor ou igual a 7 dias.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre vacina, nesta sexta-feira (20/8), as pessoas com 19 anos ou mais. A aplicação da primeira dose continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses). Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.
Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência. Para os cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente, é preciso certidão de nascimento ou documento de guarda e comprovação da deficiência permanente.
Goiás
Goiânia vacina a população a partir de 18 anos. Até o momento, a cidade já aplicou 1.176.263 doses, sendo 781.659 de primeira dose, o que representa 66,86% da população acima de 18 anos, e 394.604 do reforço, equivalente a 33% da população de mesma faixa etária.
A aplicação de segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer para pessoas com data marcada até o dia 24 de agosto está sendo oferecida em 8 postos de vacinação. Para a aplicação da Coronavac em atraso, está disponível a Paróquia Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Santo Expedito, no Jardim América. Não há necessidade de agendamento para o recebimento da segunda dose dos imunizantes, que também ocorre das 8h às 17h, exceto a Área 1 da PUC Goiás que funciona até às 16h.
São Paulo
São Paulo segue com a vacinação de jovens de 16 e 17 anos com deficiência permanente ou comorbidades, além de grávidas e puérperas dessa faixa etária.
Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável, no ato da vacinação. No caso de impossibilidade de acompanhamento do responsável, precisam estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a obrigatoriedade de que o cidadão apresente, no ato da vacinação, comprovante de residência na capital, além de documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).