metropoles.com

Veja quem pode se vacinar nesta quarta (10/11) em GO, SP, RJ, MT e AM

Capitais brasileiras intensificam esforços de imunização de adolescentes e dose de reforço para idosos e profissionais da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca / Metrópoles
Vacinação no Rio - Daniel Soranz
1 de 1 Vacinação no Rio - Daniel Soranz - Foto: Aline Massuca / Metrópoles

Nesta quarta-feira (10/11), a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19 continua em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, são elegíveis para a dose extra pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos graves. Mais de 10 milhões de brasileiros tomaram a terceira dose, de acordo com o Ministério da Saúde.

A campanha de imunização também segue para aplicação de primeira e segunda dose. Em Goiânia, a semana marcou o início da antecipação da segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca. O intervalo foi reduzido de 12 para oito semanas. Não há necessidade de agendamento.

Toda a população a partir de 12 anos que ainda não tomou a vacina pode se imunizar na capital goiana, incluindo gestantes e puérperas residentes na cidade. Para a dose extra, são elegíveis trabalhadores da saúde e aqueles acima de 60 anos, desde que seja respeitado o intervalo de seis meses desde a última dose. Para imunossuprimidos graves, mediante apresentação de laudo médico, o intervalo é de 28 dias.

Veja os locais de vacinação no site da prefeitura.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, é dia de repescagem para a dose de reforço em pessoas de 62 anos ou mais. Trabalhadores da saúde e imunossuprimidos graves também podem tomar a dose de reforço. A segunda dose é aplicada em quem está com agendamento ou em atraso. A antecipação da segunda dose da Pfizer tem sido adotada no estado para quem tem 30 anos ou mais. O intervalo mínimo foi reduzido para 21 dias.

Até o fim do mês, os cariocas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina podem se imunizar em qualquer ponto de vacinação.

Os imunizantes serão aplicados nas unidades 24 horas da rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja os endereços.

São Paulo

Depois de não registrar mortes por Covid-19 na segunda-feira (8/11), a capital paulista segue a aplicação da dose adicional para o mesmo público-alvo, além do esforço para completar o esquema vacinal da população. Mais de 20 milhões de vacinas já foram aplicadas no estado, segundo a prefeitura.

Podem tomar a dose de reforço idosos aqueles acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, imunossuprimidos graves, guardas municipais, agentes fiscalizadores da prefeitura e profissionais da área funerária. Toda a população acima de 12 anos pode tomar as duas doses da vacina, de acordo com os intervalos determinados.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Amazonas

Manaus conta com mais de 40 postos de vacinação que aplicam as três doses de todos os imunizantes. Os postos funcionam das 9h às 16h. É possível conferir todos os endereços no site da prefeitura.

Maiores de 12 anos podem tomar a primeira ou segunda dose, de acordo com o indicado. Maiores de 50 anos, imunossuprimidos graves e profissionais da saúde estão hábeis a receber a dose extra.

Mato Grosso

Em Cuiabá, adolescentes a partir de 12 anos podem tomar a primeira dose. Os cidadãos que já tiverem completado o tempo estipulado para a segunda dose devem procurar os postos para completar o esquema vacinal. Mais de 80 mil doses já foram aplicadas na capital mato-grossense.

Para se imunizar, é necessário fazer o pré-cadastro no site da prefeitura. Confira os locais e horário para aplicação da vacina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?