metropoles.com

Veja quem é a nova representante legal do X no Brasil

Plataforma X, de Elon Musk, indicou nova representante legal da rede social no Brasil nesta sexta-feira (20/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Celular com imagens do site e logo do Twitter em frente ao STF
1 de 1 Celular com imagens do site e logo do Twitter em frente ao STF - Foto: null

A advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi indicada como representante legal do X no Brasil, nesta sexta-feira (20/9), após um imbróglio entre a plataforma de Elon Musk e a Justiça brasileira que se arrasta por meses.

Rachel chegou a ocupar a mesma função antes do encerramento das operações da rede social no Brasil e do posterior bloqueio do X no último dia 30 de agosto.

De acordo com dados presentes na ficha cadastral da empresa, ela foi a representante da plataforma entre abril e agosto deste ano. A advogada renunciou ao cargo no último dia 17 de agosto, mesmo data em que o X anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil.

Na ocasião, a plataforma culpou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo encerramento das atividades em território brasileiro. Em nota, o X afirmou que a decisão aconteceu após o magistrado ameaçar prender os representantes legais da empresa no Brasil caso “ordens de censura” não fossem cumpridas. 

Desde então, Moraes passou a cobrar que a empresa comandada por Elon Musk indicasse um nome para representar e responder pelo X no Brasil. Com o descumprimento da decisão, a plataforma foi suspensa no fim de agosto.

O novo prazo de 24 horas, imposto pelo ministro do STF para o X indicar um representante legal no Brasil, se encerrava nesta sexta.

Além da indicação de Rachel Rachel de Oliveira Villa Nova, a rede social já cumpriu outras determinações do ministro Alexandre de Moraes na tentativa de voltar a funcionar no Brasil.

Entre eles, a suspensão de perfis acusados de propagação de desinformação e discursos antidemocráticos. A empresa também realizou o pagamento de parte das multas impostas pelo STF.

A empresa ainda precisa cumprir uma série de medidas judiciais como a apresentação de documentos na Junta Comercial, o pagamento de multas restantes e a comprovação de que o X deixou de hospedar seu endereço eletrônico nos servidores da Cloudflare.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?