Veja os deputados e senadores que irão disputar as eleições municipais
Primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. Parlamentares começam a movimentar as bases
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados federais e senadores começam a se preparar para as eleições municipais deste ano, alguns como cabos eleitorais e outros como candidatos mesmo. A disputa será para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
A Câmara dos Deputados lidera no número de pré-candidatos. Levantamento realizado pelo Metrópoles mostra que dos 513 deputados federais ao menos 60 irão disputar o pleito deste ano.
Até o momento, os deputados e senadores são pré-candidatos. Isso significa que não estão concorrendo oficialmente, pois não abriu o prazo de registro de candidatura. Os partidos terão de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções e deliberações para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Depois da definição, as siglas têm até 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral o nome dos políticos que irão disputar o pleito.
O primeiro turno das eleições municipais está previsto para 6 de outubro e o segundo para o dia 27 do mesmo mês.
Veja os deputados e senadores que devem disputar as eleições deste ano:
Eleição nas capitais
Grande parte dos deputados e senadores pré-candidatos irão disputar prefeituras de capitais. No Rio de Janeiro, por exemplo, são quatro possíveis postulantes ao comando do município, como Alexandre Ramagem (PL-RJ), Marcelo Queiroz (PP-RJ), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Tarcísio Motta (Psol-RJ) contra o atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição.
São Paulo, capital do estado com o maior reduto eleitoral, tem três congressistas como pré-candidatos. São eles: Tabata Amaral (PSB-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP).
Apesar de contar com o PSB na base governista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou apoio a Guilherme Boulos, que deseja derrotar o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), apadrinhado pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Natal, capital do Rio Grande do Norte, também está no foco dos deputados federais. O Palácio de Despachos de Lagoa Nova deverá ser disputado por General Girão (PL-RN), Natália Bonavides (PT-RN) e Paulinho Freire (União Brasil-RN).
Outras capitais em disputa são: Maceió (AL), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracajú (SE) e Palmas (TO).