Compartilhar notícia
Você é um profissional autônomo? Trabalha por conta própria em um consultório de Psicologia, por exemplo, fazendo traduções do português para o alemão ou dando aulas de matemática em um curso na modalidade EaD?
Pois se você se encaixa nesse perfil, deve saber que trabalhar sem vínculo empregatício, com flexibilidade de horários e sendo seu próprio chefe tem várias vantagens, assim como alguns desafios.
Saber lidar com finanças para gerenciar o próprio negócio requer do profissional autônomo outras habilidades, além daquelas inerentes à sua área de formação.
Aqui, você vai receber as principais dicas de como ter uma vida estável sendo um profissional autônomo, tendo como pressupostos básicos o planejamento e controle financeiro.
Planejamento financeiro
O ser humano é, por natureza, um ser que planeja. Isso é porque temos uma noção interessante do tempo. Sabemos que para conquistar algo que desejamos, seja um bem material mais caro ou o desenvolvimento de uma profissão, por exemplo, precisamos de tempo. Tempo para adquirir os conhecimentos necessários, articulado com a prática e tempo para guardar dinheiro.
Como estamos tratando de finanças, vamos falar de dinheiro. Se eu quiser comprar um carro novo ou meu primeiro carro, vou precisar organizar minhas finanças para isso. Uma maneira de fazer isso, é guardar uma quantidade de dinheiro para dar de entrada e financiar o resto. E é este resto que entra na dimensão do tempo, especificamente do futuro. Vou precisar fazer um cálculo sobre quanto preciso economizar do meu salário para cumprir com as parcelas do financiamento e ver quanto sobra. E aí, tenho que calcular quais são meus gastos fixos para ver quanto sobra e assim por diante.
Ah, e tem aquele dinheiro que preciso guardar para emergências: um fundo de reserva.
Estamos falando aqui da vida privada, de gastos pessoais. Pois o profissional autônomo precisa se preocupar com as despesas pessoais e com as despesas relativas ao seu negócio para ter uma vida financeira saudável, digamos assim, e poder viver disso.
Leia mais no GetNinjas, parceiro do Metrópoles.