metropoles.com

Veja desempenho da família Bolsonaro no 1º turno das eleições

Três integrantes da família Bolsonaro concorriam nas Eleições Municipais de 2024; o primeiro turno do pleito ocorreu no domingo (6/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem coloirda de família de Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloirda de família de Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Reprodução

O primeiro turno das eleições municipais ocorreu nesse domingo (6/10), e a família do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) concorreu a três cargos pelo Brasil. Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o “filho 02”,  foi reeleito vereador no Rio de Janeiro. O caçula, Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), elegeu-se para a Câmara de Balneário Camboriú (SC). No entanto, Renato Bolsonaro (PL-SP), irmão do ex-presidente, não recebeu votos suficientes para assumir a cadeira de prefeito de Registro (SP).

Jair Renan e Renato Bolsonaro disputaram cargos públicos pela primeira vez e só puderam participar do pleito porque Bolsonaro não é mais o presidente da República. Vale ressaltar que familiares de até segundo grau do presidente da República não podem disputar pleitos, a não ser que seja reeleição, como foi o caso de Carlos Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro

Carlos Bolsonaro (PL-RJ), 41 anos, é o segundo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi reeleito para o cargo de vereador do Rio de Janeiro.

O 02 foi a escolha de mais de 130 mil eleitores e, assim, tornou-se o vereador melhor votado da capital carioca. Esse foi o melhor desempenho de Carlos em todas as eleições a que concorreu.

Com a reeleição, Carlos iniciará o sétimo mandato na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O primeiro foi em 2000, quando ele tinha apenas 17 anos. Para concorrer ao pleito, ele foi emancipado pelo pai para disputar o pleito contra a mãe, ex-mulher de Jair Bolsonaro, Rogéria Bolsonaro.

Jair Renan Bolsonaro

Jair Renan Bolsonaro (PL), 26 anos, é o “filho 04” do ex-presidente e foi o vereador melhor votado de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com 3.033 votos.

Esta foi a primeira disputa política de Renan, mas, desde 2023, ele participava de eventos no estado, com lideranças locais, e chegou a trabalhar como auxiliar do gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC) em Balneário Camboriú.

Jair Renan recebeu apoio das deputadas Júlia Zanatta (PL-SC) e Caroline de Toni (PL-SC) e do deputado Zé Trovão (PL-SC).

Renato Bolsonaro

Renato Bolsonaro (PL), 60 anos, é um dos cinco irmãos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Diferentemente dos filhos de Bolsonaro, ele não conseguiu se eleger para o cargo de prefeito de Registro, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

Renato recebeu 29,82% dos votos e ficou em segundo lugar no pleito. O Executivo municipal será comandado pelo ex-prefeito Samuel Moreira (PSD), que obteve 55,73% dos votos e se elegeu em primeiro turno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?