Veja como será o Carnaval em Goiânia e cidades turísticas de Goiás
Em razão da pandemia de Covid-19, maioria das cidades restringe festas públicas, mas permite eventos privados. Confira as regras que valerão
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Em decorrência do aumento recente no número de casos de Covid-19 em cidades de Goiás, eventos públicos de Carnaval estão sendo cancelados pelas prefeituras. Na capital e em cidades turísticas do estado, apenas as festas privadas estão liberadas, com limite de ocupação reduzido e cumprimento de regras sanitárias.
Vários municípios goianos atraem milhares de turistas e foliões todos os anos, durante o Carnaval. Muitos deles são destinos comuns de visitantes do Distrito Federal, como Alto Paraíso de Goiás, Pirenópolis e a região de Caldas Novas.
Veja as regras:
Goiânia
Na capital goiana, a prefeitura proibiu os eventos públicos de pré-Carnaval e Carnaval. De acordo com a gestão municipal, “festas de rua” estão proibidas em razão da dificuldade de controle sanitário. Já os eventos privados estão permitidos. Para as celebrações carnavalescas realizadas em locais abertos, o público máximo deve ser de 3 mil pessoas. Para os locais fechados, o limite é de 2 mil pessoas, desde que obedecidos os protocolos sanitários. O município promete fazer uma fiscalização ativa durante o feriado prolongado.
Pirenópolis
Em Pirenópolis, roteiro cativo do público do Distrito Federal, não haverá festas públicas de carnaval. De acordo com a prefeitura da cidade, também não haverá a liberação de alvarás para a realização de eventos privados. Conforme a gestão, a medida visa a proteção de moradores e visitantes do município contra a Covid-19.
Além dos eventos, estão proibidos a sonorização automotiva e de caixas de som portáteis na cidade; a circulação com coolers, caixas de isopor, garrafas ou recipientes de vidro e acampamentos em áreas públicas.
O trânsito do município também será alterado. As ruas do Rosário, Beira Rio, 24 de Outubro, Rua do Carmo e Travessia dos Pirineus serão interditadas, priorizando o tráfego de pedestres.
Alto Paraíso
Principal cidade da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso mantém as mesmas medidas restritivas desde setembro de 2021. No município não haverá programação da prefeitura paras as festividades de Carnaval e os eventos públicos também estão proibidos. Já para os eventos privados, existe a limitação de público em 50% da ocupação. De toda forma, a visitação dos atrativos turísticos da região está mantida normalmente.
Cavalcante
Também localizado na Chapada dos Veadeiros, o município de Cavalcante é o mais restritivo para o Carnaval de 2022, já que ainda está vigente na cidade um decreto de calamidade pública, em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade no final do ano de 2021. Segundo a gestão municipal, os eventos em espaços públicos estão proibidos até o dia 31 de março. Ainda não há uma definição quanto à realização de eventos privados, que não são comuns na cidade nesse período.
Caldas Novas
Principal destino turístico de Goiás, a cidade de Caldas Novas não terá eventos públicos de Carnaval, que podem acontecer no próximo mês de maio. No entanto, o município sediará um festival sertanejo a partir de sábado (26/2), com duração até segunda-feira (28/2). Entre as atrações está o cantor Gusttavo Lima.
Segundo a prefeitura da cidade, foi montada uma força-tarefa para garantir a segurança dos turistas durante as festividades do carnaval. A taxa do índice de ocupação hoteleira de Caldas Novas está definido em 75%.
Cidade de Goiás
Na antiga capital do estado, que também é destino de turistas no período carnavalesco, a prefeitura proibiu ensaios ou qualquer atividade correlata, bem como eventos privados em locais públicos. Na cidade, está proibida a utilização de som mecânico e caixas portáteis em locais públicos, além do consumo de bebidas alcoólicas entre às 3h e 6h.
A cidade terá ainda um toque de consciência às 3h, horário a partir do qual fica proibida a circulação de pessoas.