Compartilhar notícia
O governo se prepara para liberar a terceira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. Com isso, também se espera que novos beneficiários sejam incluídos no programa, mas para participar da seleção em 2022 e pleitear o pagamento em janeiro é necessário saber como se inscrever no Auxílio Brasil. Com isso, os beneficiários vão receber em janeiro a quantia média de R$ 415, segundo o Ministério da Economia.
O primeiro passo é se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais). Assim, o responsável familiar chamado de RF deve procurar o setor responsável na cidade onde reside e solicitar a inscrição. Geralmente, o CadÚnico é registrado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para efetivar esse cadastro é preciso apresentar os seguintes dados:
- documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou de óbito (de todos os membros da família). Para família indígena basta apresentar o registro administrativo de nascimento indígena (Rani);
- comprovante de renda, como a carteira de trabalho
- comprovante de endereço, sendo preferencialmente a conta de energia;
O responsável também passará por uma entrevista sobre as condições da residência familiar, renda, escolaridade dos membros para que seja traçado o perfil familiar. Na oportunidade, informe ainda que deseja se inscrever no Auxílio Brasil.
Leia mais no site DCI, parceiro do Metrópoles.