Veja como doar para famílias atingidas pelas chuvas em Pernambuco
De acordo com a Defesa Civil do estado, 34 pessoas morreram e mais de 1.300 estão desabrigadas. As famílias estão sendo acolhidas em escolas
atualizado
Compartilhar notícia
As fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a última segunda-feira (23/5) já deixaram ao menos 34 pessoas mortas e 1.361 desalojadas ou desabrigadas. Para ajudar quem precisou sair de casa ou perdeu itens básicos durante os alagamentos, órgãos e entidades do estado estão arrecadando doações.
Entre as instituições que vão receber doações estão a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco e a Central Única das Favelas. Confira os locais para entregar e enviar donativos:
Prefeitura do Recife
Quem precisou deixar as casas, por desabamento ou risco iminente, foi acolhido pela prefeitura em creches e escolas da rede municipal. O projeto Recife Solidário pede contribuição dos doadores com colchões, alimentos e cobertores, que poderão ser entregues na Sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os endereços vão receber os donativos no domingo (29/5), das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A Prefeitura disponibilizou também alguns contatos da Central de Arrecadação, para quem quiser fazer doações em grandes quantidades. É possível entrar em contato pelos números (81) 98791-2705 e (81) 3355-9412 ou enviar um e-mail para o doacaorecifesolidario@gmail.com.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Com atividades suspensas por causa das chuvas, a universidade abriu as portas apenas para receber doações. Quem quiser levar itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas pode se dirigir a entrada da reitoria da UFPE, que terá um ponto de coleta.
Cufa
Com o SOS Chuvas, a Central Única das Favelas de Pernambuco vai arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama para as famílias afetadas pelas chuvas. Além disso, a instituição também aceita doações em dinheiro pelo Pix 35.433.107/0001-08 (CNPJ) e por transferência para a conta 56883499-8, de mesmo CNPJ e agência 0001, do Nu Pagamentos (260).
Arquidiocese e Cáritas
Os grupos Cáritas Arquidiocesana e Cáritas Brasileira – Regional Nordeste 2 e a Arquidiocese de Olinda e Recife se reuniram no projeto SOS Recife e Região Metropolitana. Assim como a Cufa, eles também vão arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e roupas de cama, mas também pedem materiais de limpeza e colchões.
Quem quiser doar pode fazer a entrega na Cúria Arquidiocesana da Avenida Rui Barbosa, 409, Graças, no Recife, das 8h às 16h, ou nas secretarias das paróquias. Também é possível fazer doações via Pix 29.420.681/0001-29 ou direto na conta da Cáritas no Banco do Brasil, agência 5740-1 e conta 60.691-0.
Sport Recife
O time vai receber doações de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene, agasalhos e colchões na sede do clube na Ilha do Retiro, sempre das 7h às 19h.
Náutico Capibaribe
Outro ponto de arrecadação será o Estádio dos Aflitos, casa do clube Náutico Capibaribe, que vai receber alimentos, roupas e materiais de higiene a partir de segunda (30/5). Os donativos podem ser entregues na secretaria, das 9h às 19h.
IABV Origem e Âncora
A igreja e o congresso se uniram para a campanha Um só coração, que espera doações de agasalhos, alimentos e produtos de higiene pessoal para os desabrigados e desalojados pelas chuvas em Pernambuco. Os produtos podem ser entregues na sede da IABV Origem, na Rua Potengy, 333.
Transforma Brasil e Novo Jeito
Os projetos de voluntariado se uniram para arrecadar donativos para os pernambucanos que ficaram em situação de vulnerabilidade. Além de alimentos, produtos de higiene pessoal, lençóis e colchões, eles também pedem doações de móveis, eletrodomésticos e água potável.
Os interessados em contribuir com dinheiro podem usar o pix fundo@transformabrasil.com.br e a transferência para o banco Itaú (341), agência 7123, conta corrente 38.401-3 e CNPJ 35.815.056/0001-89. Quem preferir doações diretas pode entregar os itens na Ferreira Costa Imbiribeira, na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 2967; ou na Ferreira Costa Tamarineira, Rua Cônego Barata, 275; a partir de segunda-feira (30/5).