Veja como doar para caridade sem gastar dinheiro pelo Imposto de Renda
Pouco conhecido, mecanismo direciona doações para idosos ou crianças e adolescentes, e pode ser completo ao fim do preenchimento da ficha
atualizado
Compartilhar notícia
Contribuintes que declaram Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) podem fazer uma doação para projetos sociais sem custos. O auxílio a instituições de caridade pode ser feito ao fim da submissão da ficha, que terá início em 2 de março.
Com a iniciativa, é possível doar para o Estatuto do Idoso (nacional, estadual ou municipal) ou para o Estatuto da Criança e do Adolescente (também nas três esferas). O mecanismo, no entanto, é pouco conhecido. Em 2020, o valor total de destinações foi de aproximadamente R$ 83 milhões, o equivalente a 2% do total que poderia ser doado.
Para doar, o contribuinte deve acessar a aba “Doações diretamente na declaração” e escolher qual tipo de instituição será a destinatária da doação: Idosos ou Crianças e Adolescentes. Depois, basta clicar em “Novo”, completar com as demais informações pedidas e determinar qual será o valor doado.
A doação tem o valor máximo de 3% sobre o Imposto Devido, cálculo feito automaticamente pelo sistema e que aparece no canto direito da página.
O site, então, gera um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que o contribuinte deve pagar no seu banco. O dinheiro, no entanto, volta para a conta.
Caso o resultado da declaração seja “Imposto a pagar”, o valor das doações será subtraído do que deve ser pago. Caso o resultado seja “Imposto a restituir”, o valor das destinações será acrescido no valor da restituição, e volta para sua conta corrigo pela taxa Selic.