Veja como deve ser pós-cirúrgico de Lula depois de operação no quadril
Lula fará uma artroplastia do quadril na próxima sexta-feira (29/9). Segundo o Planalto, ele deve ficar 3 semanas despachando do Alvorada
atualizado
Compartilhar notícia
Na próxima sexta-feira (29/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia para tratar uma artrose na região do quadril, problema que tem causado fortes dores no mandatário. O procedimento relativamente simples demanda cuidados pós-operatórios e, geralmente, sessões de fisioterapia.
A operação à qual o presidente será submetido é chamada artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, ela consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese. O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Lula tem um quadro de artrose há muitos anos, e a condição é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Com a deterioração das cartilagens que revestem a região, o paciente sente dor e tem limitação de movimentos.
O que é a cirurgia
Lula fará uma artroplastia do quadril, uma cirurgia onde há substituição da articulação lesionada por uma prótese (veja abaixo).
A cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.
Recuperação após a operação
Nos casos de pós-operatório como o do presidente, o paciente costuma precisar de muletas ou um andador. O operado também precisa de acompanhamento fisioterapêutico com exercícios específicos, a serem repetidos de hora em hora para que os movimentos do quadril sejam retomados.
Durante o programa semanal Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (26/9), Lula disse estar otimista com o resultado da operação. “Vocês não vão me ver de andador, não vão me ver de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sido operado”, prometeu o mandatário.
A recuperação, no entanto, variam conforme a gravidade do caso e o andamento do procedimento cirúrgico. Não é possível precisar, até o momento, os detalhes de como será o período de convalescença no quadro do presidente.
Segundo o Planalto, Lula deve ficar cerca de cinco dias no hospital e, após receber alta, passará a despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, por pelo menos três semanas.
Após a cirurgia, Lula só voltará a viajar no fim de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha antes da volta ao Brasil.
Veja um resumo da cirugia no infográfico abaixo: