metropoles.com

Veja como as bancadas do Congresso Nacional podem mudar pós-eleições

PT pode ser mais afetado e diminuir tamanho na Câmara. No Senado, Novo e Podemos seriam os mais prejudicados se vencessem nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
imagem colorida mostra alterações no congresso nacional em eleições municipais 2024 - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra alterações no congresso nacional em eleições municipais 2024 - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

As eleições municipais do próximo mês vão alterar a composição do Congresso Nacional. Deputados e senadores são candidatos a prefeituras e câmaras municipais, enquanto outros se licenciaram também para coordenar as campanhas de aliados políticos.

Levantamento feito pelo Metrópoles mostra como as bancadas partidárias do Senado Federal e da Câmara dos Deputados podem mudar se os congressistas candidatos forem eleitos. Na Casa Alta, apenas quatro senadores são candidatos: Carlos Viana (Podemos-MG) na prefeitura de Belo Horizonte (MG), Eduardo Girão (Novo-CE) na prefeitura de Fortaleza (CE), Vanderlan Cardoso (PSD-GO) na prefeitura de Goiânia (GO) e Rodrigo Cunha (Podemos-AL) como vice na prefeitura de Maceió (AL).

Já na Casa Baixa, são 74 candidatos a prefeituras, dois a vice-prefeituras e sete a câmaras municipais, para cargos de vereador.

O partido que mais pode perder cadeiras é o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Câmara. A sigla pode perder duas vagas para o PCdoB, no Rio e em Santa Catarina, e duas para o PV, em Minas Gerais. Pode, também, ganhar uma cadeira no Paraná, que atualmente pertence ao Partido Verde (PV).

Já o PSol pode perder duas cadeiras para a Rede Sustentabilidade, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Senadores candidatos nas eleições municipais:

Deputados candidatos nas eleições municipais:

Na Câmara, cada partido elege também seus suplentes. Mas, no caso das três federações, os suplentes são dos diferentes partidos que compõem o grupo. Dessa forma, podem ocorrer mudanças dentro destas alianças.

Já no Senado, é eleita uma chapa já com os suplentes definidos. Normalmente, elas são compostas por siglas diferentes. O Podemos pode perder duas cadeiras na casa, enquanto o Novo pode ficar sem nenhum representante.

Por exemplo, caso o senador Carlos Viana deixe a cadeira no Senado, a vaga hoje ocupada pelo Podemos passaria para o PP. Já no caso de Vanderlan, o PSD perderia um membro dando lugar ao MDB.

No caso da vitória de Girão, o Novo perderia a única cadeira no Senado. A vaga seria ocupada pelo União Brasil. E Cunha, caso seja eleito vice em Maceió, abrirá espaço para o PSB ter mais um nome em sua bancada.

Como as bancadas partidárias podem mudar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?