metropoles.com

Veja as orientações do governo para a volta às aulas presenciais

Ministros Marcelo Queiroga e Milton Ribeiro assinaram, na tarde desta quarta-feira (4/7), uma portaria com as diretrizes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metrópoles
Alunos do município do Rio retornam às aulas presenciais com 99,9% da rede em funcionamento. Os alunos alternarão em grupos por semana de aula presencial e casa.
1 de 1 Alunos do município do Rio retornam às aulas presenciais com 99,9% da rede em funcionamento. Os alunos alternarão em grupos por semana de aula presencial e casa. - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, assinaram, na tarde desta quarta-feira (4/7), uma portaria com orientações para a volta presencial das aulas. O documento foi protocolado em evento na sede do Ministério da Educação.

De acordo com as pastas, as diretrizes ficarão disponíveis nos sites dos órgãos e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avamec). Entre as orientações para o retorno, estão as medidas não farmacológicas já defendidas por médicos e cientistas, como uso de máscaras e higiene frequente das mãos.

O guia também prevê ambientes ventilados, escalonamento do horário de entrada e saída dos alunos e medição de temperatura. De acordo com o Ministério da Saúde, ao identificar alunos com sintomas gripais, a escola deve acionar os pais e responsáveis, orientando que a criança seja encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Em caso confirmado, deve-se providenciar limpeza e desinfecção imediata do ambiente. Os profissionais e a comunidade escolar devem ser informados, e as atividades escolares devem ser reavaliadas”, informou o órgão.

A criação da portaria havia sido anunciada pelos ministros no início de julho. Na ocasião, Queiroga disse que o documento seria publicado antes do mês de agosto, mas a previsão não se concretizou.

Mesmo com o atraso na divulgação da portaria, ao menos 13 unidades da Federação já retomaram o ensino presencial, em formato híbrido ou totalmente com a presença de estudantes, como mostra levantamento realizado pelo Metrópoles. Outras 6 UFs pretendem retomar as atividades até o mês de setembro.

Veja as principais orientações do governo federal para a volta às aulas presenciais:

  • Uso de máscaras, considerando o período máximo de 3 horas de utilização para máscaras de tecido e 4 horas para máscaras cirúrgicas;
  • Evitar o uso de áreas comuns como bibliotecas, parquinhos, pátios e quadras;
  • Evitar ao máximo o uso de materiais coletivos e o compartilhamento de materiais;
  • Evitar atividades em grupo, programas após a escola e grandes eventos;
  • Realizar as refeições na sala de aula;
  • Suspender o uso de armários compartilhados;
  • Evitar a entrada de voluntários, convidados externos e pais/responsáveis na escola;
  • Orientar que os alunos levem as próprias garrafas de água, evitando o uso de bebedouros;
  • Aumentar a frequência de limpeza e desinfecção dos ambientes.
3 imagens
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, atacou novamente o ensino universitário nesse sábado (21/8) durante evento em Nova Odessa (SP)
Ministro da Educação, Milton Ribeiro
1 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, falam com a imprensa sobre lançamento de um protocolo para a volta às aulas no Brasil.

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
2 de 3

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, atacou novamente o ensino universitário nesse sábado (21/8) durante evento em Nova Odessa (SP)

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 3

Ministro da Educação, Milton Ribeiro

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

De acordo com os ministérios, mais de 3,2 milhões de professores da educação básica já foram vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose, e outros 594 mil estão completamente imunizados com os dois reforços ou com dose única.

“Entre os profissionais da educação superior, mais de 343,9 mil já tomaram uma dose e mais de 35 mil estão imunizados com as duas doses ou com a única”, informou a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?