metropoles.com

Veja as cidades com o menor número de crianças registradas em cartório

No ranking, cinco cidades ficam localizadas em Roraima, duas no Amazonas, uma no Amapá, uma no Mato Grosso e uma no Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Imagem ilustrativa de certidão de nascimento - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa de certidão de nascimento - Metrópoles - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Alto Alegre (RR), Amajari (RR) e Barcelos (AM) são os municípios com os menores percentuais de crianças de até 5 anos com registro de nascimento em cartórios no Brasil, segundo informações do Censo Demográfico 2022: Registros de nascimentos, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8/8).

Os resultados do Censo 2022 mostram que 99,3% das crianças com até 5 anos (15.345.646 de pessoas) foram registradas em cartórios, contra 97,3% delas no Censo 2010.

No ranking das cidades, cinco delas ficam localizadas em Roraima, duas no Amazonas, uma no Amapá, uma no Mato Grosso e uma no Rio Grande do Sul.

Deficiências de cobertura

Em 2010, 624 municípios tinham 100% das crianças de até 5 anos com registro de nascimento feito em cartórios. Enquanto em 2022, esse número chegou a 1.098.

Para o IBGE, ainda há “deficiências de cobertura” apesar da tendência “crescente de melhorias”. O Censo 2022 identificou que o registro de nascimento foi inferior a 90% em 22 cidades brasileiras.

Os 22 municípios com as menores coberturas do registro de nascimentos estão nos seguintes estados: Amazonas (nove cidades), Roraima (seis cidades), Mato Grosso (três cidades), Pará (duas cidades), Amapá (uma cidade) e Rio Grande do Sul (uma cidade).

Para exemplo, o Censo 2010 tinha um total de 155 municípios com menos de 90% das crianças de até 5 anos com o registro de nascimento feito em cartórios, sendo que 71% dessas cidades estavam localizados no Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Em 16,1% das cidades houve queda na cobertura dos registros de nascimentos realizados em cartórios do país, quando comparada ao Censo 2010, de acordo com o IBGE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?