metropoles.com

Veja a repercussão internacional do indiciamento de Bolsonaro pela PF

Polícia Federal concluiu o o inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado em 2022. Diversos jornais internacionais repercutiram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos 37 nomes indiciados pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (21/11). O inquérito investigava uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Além de Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno também foram indiciados.

Ao todo, 37 pessoas foram indiciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

O resultado do inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Diversos veículos internacionais repercutiram o indiciamente do ex-presidente, veja:

New York Times

1 de 1

Times

The New York TImes

O jornal norte-americano New York Times noticiou que a “Polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar golpe”.

O veículo destaca que “as acusações aumentam drasticamente os problemas legais do Sr. Bolsonaro e destacam a extensão do que as autoridades chamaram de tentativa organizada de subverter a democracia brasileira”.

The Guardian

1 de 1

The Guardian

The Guardian

O jornal britânico The Guardian noticiou que “Ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro é acusado de planejar golpe de Estado”.

Na reportagem, o veículo descreveu Bolsonaro como “um capitão desonrado do exército que se tornou político populista, que foi presidente de 2018 até o final de 2022”.

El País

1 de 1

El País

El pais

O jornal espanhol El País manchetou que a “Polícia Federal acusa formalmente Bolsonaro, dois generais e outras 34 pessoas de tentativa de golpe de Estado”.

Na reportagem, o veículo ressalta que “os investigadores sustentam que o golpe não foi concretizado porque os golpistas não obtiveram o apoio dos então comandantes do Exército e da Aeronáutica, generais Marco Antonio Freire Gomes e Carlos de Almeida Baptista”.

La Nacion

1 de 1

La Nacion

La Nacion

O jornal argentino La Nacion noticiou que “Polícia Federal do Brasil conclui que Bolsonaro tentou um golpe de Estado e pede que ele seja acusado”.

No texto, o portal destaca que “segundo a polícia, há indícios suficientes de que houve uma organização criminosa que agiu de “forma coordenada” em 2022 para manter Bolsonaro no poder”.

Aljazeera

1 de 1

Aljazeera

aljazeera

A rede Al Jazeera, do Catar, noticiou que “Polícia brasileira acusa ex-presidente Bolsonaro de envolvimento em tentativa de golpe”.

O veículo destaca que “o caso gira em torno de uma suposta conspiração após a derrota apertada de Bolsonaro para seu rival de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de 2022”.

 

Deutsche Welle

1 de 1

Deutsche Welle

Deutsche Welle

A rede alemã Deutsche Welle (DW) reportou: “PF indicia Bolsonaro e 36 por tentativa de golpe de Estado”.

No texto, a DW destaca que “O documento aponta que Bolsonaro “analisou e alterou”uma minuta de decreto desenhada para impetrar um golpe de estado e permanecer no poder após a derrota na eleição de 2022”.

A Deutsche Welle ainda ressalta que “os agentes também concluíram que o ex-presidente tinha “pleno conhecimento”do plano para executar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?