Variante Ômicron: Goiás tem duas suspeitas de infecção em crianças
Secretaria Estadual de Saúde de Goiás deve concluir análise de novos casos da cepa até terça-feira. Outros dois casos já foram confirmados
atualizado
Compartilhar notícia
Duas crianças moradoras de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF), são monitoradas por equipe de saúde goiana por suspeita de estarem contaminadas pela variante Ômicron da Covid-19. A informação foi divulgada, neste domingo (12/12), após confirmação dos dois primeiros casos da cepa no estado, em moradoras de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana.
De acordo com o secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, as suspeitas envolvem duas crianças africanas, que moram na cidade do Entorno, e que estiveram no continente africano há pouco tempo. As idades delas não foram divulgadas.
Segundo ele, os testes de genotipagem devem ser finalizados até terça-feira (14/12).
A SES-GO já emitiu uma recomendação aos municípios para que intensifiquem as coletas de testes de PCR. Em casos que levantem suspeitas, como contato com pessoas que estiveram em países onde a variante circula, as amostras devem ser enviadas para o Laboratório Central (Lacen).
Primeiros casos em Goiás
Mais cedo, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), confirmou que duas moradoras da cidade foram contaminadas, pela variante Ômicron, após terem contato com um casal de missionários que chegou de Luanda, capital da Angola, na África. Elas têm 20 e 46 anos de idade e estão com sintomas leves da doença.
Ver essa foto no Instagram
Mendanha explicou que os missionários desembarcaram em Guarulhos (SP), em 3 de dezembro, e fizeram o teste RT-PCR, que apresentou resultado negativo. Depois, ficaram em Aparecida de Goiânia, entre os dias 3 e 5 deste mês.
“Embora o casal tivesse tido resultado negativo, nós resolvemos fazer o sequenciamento genético dessas duas pessoas que foram positivadas com a variante Ômicron”, afirmou o prefeito, no vídeo.
Na publicação, o prefeito ressaltou a necessidade de divulgar os casos aos moradores para que tomem as medidas necessárias de enfrentamento à pandemia.
“Recebi a ligação agora pela manhã do secretário municipal de Saúde, Alessandro Guimarães, me passando a situação e fiz questão de informar a população”, disse Mendanha.