metropoles.com

Vale informa ao MP risco de rompimento em barragem a partir do dia 19

Segundo o Ministério, foi verificada uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BARÃO DE COCAIS
Barão de Cocais, Gongo Soco
1 de 1 Barão de Cocais, Gongo Soco - Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BARÃO DE COCAIS

A Vale informou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outros órgãos do estado sobre uma deformação na estrutura na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, “passível de provocar a sua ruptura“, apontou o MPMG, em nota, publicada no site do órgão. No documento, a empresa estimou que se as condições se mantiverem, a ruptura da estrutura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio.

Documento obtido pelo MPMG, produzido pela própria Vale, estima que, permanecendo a velocidade de aceleração de movimentação do talude norte da Cava da Mina de Gongo Soco, sua ruptura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio.

Segundo o MP, conforme informado pela empresa, foi verificada uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco, capaz de ocasionar a “liquefação da Barragem Sul Superior, levando ao rompimento da estrutura e, por conseguinte, danos sociais e humanos imensuráveis para a região”.

O MP de Minas Gerais expediu, nesta quinta-feira, recomendação à mineradora para que a empresa adote imediatamente medidas para “deixar claro à população local os riscos a que ela está sujeita“. No documento, o MPMG requer que a Vale comunique, por meio de carros de som, jornais e rádios, informações “claras, completas e verídicas” sobre a atual condição estrutural da Barragem Sul Superior.

“Além disso, a recomendação quer que a empresa forneça imediatamente às pessoas eventualmente atingidas total apoio logístico, psicológico, médico, bem como insumos, alimentação, medicação, transporte e tudo que for necessário, mantendo posto de atendimento 24 horas nas proximidades dos centros das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo”.

A recomendação estipula prazo de seis horas para que a Vale responda ao MPMG, fornecendo informações específicas e detalhadas sobre as ações adotadas ou planejadas para seu cumprimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?