metropoles.com

“Vale assassina”: famílias de vítimas protestam no IML de BH

Os familiares colaram imagens dos desaparecidos no muro do Instituto Médico Legal. Além da falta de informações, laudos demoram a sair

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bárbara Ferreira/Especial para o Metrópoles
ato atingidos brumadinho
1 de 1 ato atingidos brumadinho - Foto: Bárbara Ferreira/Especial para o Metrópoles

Nesta terça-feira (12/3), placas com os nomes dos 200 mortos e 108 desaparecidos no rompimento da barragem da Vale de Brumadinho (MG) foram colocadas no muro do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte (IML). O ato fez parte de protesto organizado por familiares das vítimas. As informações são da Folha de S. Paulo.

Com gritos de “Vale assassina”, o grupo pedia justiça 47 dias após a tragédia. Segundo os familiares, faltam informações organizadas e há demora na emissão dos laudos de identificação dos mortos.

“Eu vou até o fim, não vou parar até que a Vale seja responsabilizada pelo crime que ela cometeu. Porque não aconteceu uma vez, foram duas”, diz Jéssica Evelyn Soares, irmã de Francis Erik Soares Silva, funcionário terceirizado da companhia, referindo-se às tragédias de Brumadinho e de Mariana, ocorrida em 2015 e que deixou 19 mortos.

Segundo José Roberto de Rezende Costa, diretor do IML de Belo Horizonte, o tempo para identificar vítimas tem sido mais rápido do que o previsto em protocolos, já que o normal é levarem até quatro meses.

“Quando a gente tem uma amostra que é sabidamente de um determinado indivíduo, esse exame de DNA é bem rápido, dura em torno de cinco a 10 dias. No entanto, como temos um universo muito grande de segmentos, [isso] faz com que [o trabalho] seja muito mais complexo, porque o universo de dados é muito grande”, explica Rezende Costa em relação à dificuldade de identificação das 900 amostras de DNA no banco de dados.

O diretor ressaltou que a lama do local tem feito com que os corpos fiquem “mumificados”. “Em geral, os corpos soterrados têm sido resgatados em estado de conservação melhor que o habitual”, disse ele.

Após a identificação do corpo, assistentes sociais do IML entram em contato com a família e encaminham o nome para listas atualizadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?