metropoles.com

Valdemar Costa Neto pede ao STF que autorize devolução de celular

A defesa do presidente do PL considerou informação da Polícia Federal de que os dados necessários já foram extraídos do aparelho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Valdemar Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com a mão no rosto durante coletiva de imprensa eleições 2022 - Metrópoles
1 de 1 Valdemar Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com a mão no rosto durante coletiva de imprensa eleições 2022 - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A defesa do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorize a devolução do celular dele, entregue espontaneamente à Polícia Federal. Costa Neto é investigado após assumir, em entrevista, ter recebido diversos documentos semelhantes à minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres.

A defesa considerou que a Polícia Federal (PF) informou, nesta quinta-feira (9/2), ao STF que os aparelhos celulares do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB); do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto; do ex-secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal Fernando de Sousa Oliveira; e da coordenadora de Operações Policiais do DF, Marília Ferreira de Alencar, já foram periciados.

De acordo com o documento assinado pelo delegado da PF Raphael Soares Astini, os dados dos aparelhos foram extraídos pela perícia do Instituto Nacional Criminalístico “e não mais interessam à investigação”.

Assim, o delegado reiterou pedido para que o STF delibere sobre a devolução dos aparelhos celulares. Esta é a segunda vez que a Polícia Federal requer decisão para a entrega dos itens aos investigados.

Em 3 de fevereiro, a PF já havia informado a extração dos dados. Nessa quarta-feira (8/2), Ibaneis pediu ao STF que autorize a restituição dos aparelhos celulares dele, entregues à Polícia Federal, voluntariamente, no âmbito das investigações dos atos de 8 de janeiro, data em que bolsonaristas golpistas depredaram prédios dos Três Poderes.

Também nessa quarta, Moraes autorizou a devolução do celular do senador Marcos do Val (Podemos-ES). O ministro atendeu a pedido da Polícia Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?