“Vai evoluir muito bem”, diz médico sobre Iris Rezende após cirurgia
O político, de 87 anos, sofreu um AVC hemorrágico na manhã desta sexta-feira (6/8); ele segue internado para recuperação na capital goiana
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Após um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH), o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) passou por cirurgia na tarde desta sexta-feira (6/8). Segundo o médico do político, Valter Costa, a intervenção cirúrgica foi um sucesso e ele já está em recuperação. Ainda não há previsão de alta médica.
Em coletiva de imprensa, na noite desta sexta, o médico informou que ocorreu tudo bem na cirurgia de Iris Rezende. De acordo com ele, o sangramento foi controlado. “Ele está bem, mas vamos deixá-lo intubado até amanhã (7/8), porque se ele acordar agora, ficará muito agitado e corre o risco de um novo sangramento. É necessário esse repouso para o cérebro. Mas pelo aspecto do hematoma, ele vai evoluir muito bem, e é possível que fique sem sequelas”, declarou o cirurgião.
Na manhã desta sexta, Iris foi internado no Hospital Neurológico, na capital goiana, depois de um mal-estar e fortes dores de cabeça. O ex-governador tem 87 anos de idade e, segundo Valter Costa, chegou a unidade de saúde bastante agitado.
“Ele chegou aqui por volta das 11h, sonolento, confuso, agitado, e a angiotomografia mostrou que ele estava com hemorragia enorme no lobo temporal direito. Ele estava tomando anticoagulante, foi um dos motivos do sangramento. Ele foi submetido a uma cirurgia de urgência, porque esse hematoma poderia aumentar progressivamente e ele entrar em coma”, disse o cirurgião.
Sangramento
Em postagem nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, disse que conversou com o neurocirurgião que atende Iris, o médico Valter Costa, e adiantou que a cirurgia seria para drenar o sangramento que surgiu na região temporal.
De acordo com a publicação do governador, a hemorragia teria sido motivada pelo uso de anticoagulantes.
“Estou extremamente otimista com o resultado, pois conheço a competência das equipes do Valter e do neurologista Sebastião Eurico. Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio. Vamos juntos em oração superar esse momento!”, escreveu Caiado.
O governador saiu direto de uma agenda que cumpria em Hidrolândia, na região metropolitana da capital, e seguiu para o Hospital Neurológico. Ele acompanhou pessoalmente parte da cirurgia do ex-governador e ficou até que o procedimento fosse finalizado.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Iris foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, na última eleição, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.
Repercussão
A internação de Iris repercutiu no meio político em Goiás. O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), divulgou nota, na qual lamenta o ocorrido com seu antecessor.
“Eu e a minha esposa, Thelma Cruz, estamos enviando orações e boas energias para a pronta recuperação do ex-prefeito Iris Rezende. Todos nós conhecemos a força de Iris, de forma que temos muita confiança que em breve ele estará de volta ao seio familiar”, expressou.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), também desejou pronta recuperação ao líder político.
O ex-ministro e ex-deputado federal, Henrique Meirelles, disse em publicação nas redes sociais que acompanha com atenção as notícias sobre o quadro de saúde de Iris. “Com tantas vitórias na vida, estou certo de que ele vai vencer mais essa batalha”, escreveu.
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também desejou melhoras a Iris Rezende.