metropoles.com

Vacinas: governo prevê 71 mi de doses em agosto e 63 mi em setembro

Informação foi divulgada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), após reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacinação de professores
1 de 1 Vacinação de professores - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O governo federal espera distribuir 71 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no mês de agosto. Para setembro, a previsão é que sejam entregues 63 milhões de unidades do imunizante. A informação foi divulgada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), após reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Dias liderou uma reunião do Fórum Nacional dos Governadores com a pasta. Entre os pedidos dos gestores estaduais, estava a divulgação do número de vacinas previstas para os meses de julho, agosto, setembro e outubro.

O Ministério da Saúde já havia divulgado o quantitativo deste mês. Os números para agosto, setembro e outubro, no entanto,  não estavam definidos — havia apenas uma previsão geral para o período, de 134,8 milhões de doses, sem o detalhamento mensal.

Os números do último trimestre ainda não foram divulgados. Eis a projeção de entregas para os próximos meses:

  • Julho: 40,4 milhões;
  • Agosto: 71 milhões; e
  • Setembro: 63 milhões.
2 imagens
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
1 de 2

Governador do Piauí, Wellington Dias, defende lei seca até depois do carnaval

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 2

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Agenda

Além do detalhamento de vacinas para o segundo semestre, os gestores do Fórum de Governadores discutiram o retorno das aulas com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o titular da pasta federal, o protocolo para o retorno presencial deverá ser divulgado em breve.

Para que a volta às escolas seja segura, os governadores pedem que o Ministério da Saúde avalie a redução do prazo de aplicação entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca. Algumas unidades da Federação, como o Distrito Federal e Pernambuco, já aprovaram a mudança.

Os governadores também solicitaram a aprovação da imunização de adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou a vacinação desse público com o fármaco da Pfizer.

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, os temas serão debatidos pela Comissão de Intergestores Tripartite. A medida deve ser discutida na próxima quinta-feira (15/7).

“Caberá ao Plano Nacional de Imunização (PNI) [definir] uma regra nacional. Da mesma forma que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, agora integrados com estados e municípios, vão estabelecer eixos em relação à volta às aulas”, disse o governador.

Participaram da reunião representantes do Distrito Federal e de todos os estados, exceto de Mato Grosso do Sul e do Amazonas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?