metropoles.com

Vacinas bivalentes chegam ao Brasil “nas próximas semanas”, diz Pfizer

Versões atualizadas de imunizantes contra a Covid foram autorizadas emergencialmente pela Anvisa nessa terça-feira (22/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
vacina da pfizer
1 de 1 vacina da pfizer - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

A farmacêutica estadunidense Pfizer afirmou nesta quarta-feira (23/11), em nota, que as chamadas vacinas bivalentes produzidas pelo laboratório contra a Covid-19 chegam ao Brasil “nas próximas semanas”. Os imunizantes, atualizados com a variante Ômicron do vírus, tiveram a autorização emergencial concedida pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nessa terça-feira (22/11).

“As vacinas adaptadas à Ômicron BA.1 e BA.4/BA.5 virão com uma tampa com coloração diferente – cor cinza, para ajudar na diferenciação. Outra novidade é que essas versões do imunizante não precisam de diluição para aplicação”, explicou a Pfizer.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o cronograma de entrega das doses atualizadas estará disponível em breve. O titular da pasta também fez um apelo para que os brasileiros atualizem a caderneta de vacinação contra a Covid-19. “Hoje, a média móvel de novos casos de Covid-19 aumentou 161% nos últimos 14 dias. Não podemos relaxar quando temos as armas contra o vírus”, afirmou Queiroga.

O ministro também ressaltou que quase 70 milhões de brasileiros não teriam tomado a primeira dose de reforço, enquanto 32 milhões que já estariam elegíveis para receber o segundo reforço ainda não compareceram aos postos de saúde.

A Pfizer solicitou a aplicação das vacinas como dose de reforço na população a partir de 12 anos de idade. As bivalentes, no entanto, não são recomendados para o esquema inicial da vacinação — primeira e segunda doses.

Em seu voto na Anvisa, a diretora-relatora Meiruze Sousa Freitas destacou que os efeitos das subvariantes da Ômicron ainda estão sendo investigados. Além disso, a variante demonstra ser “parcialmente evasiva” à imunidade conferida pelas vacinas atuais. “Pontuo, que mesmo no cenário das variantes emergentes da Sars-CoV-2, as vacinas contra a Covid continuam sendo a melhor esperança para o controle da pandemia”, declarou.

Ela também destacou que outros países, como o Canadá, Reino Unido, aprovaram o uso emergencial de imunizantes atualizados. “Me alinho a alguns especialistas quanto à perspectiva de que o uso das vacinas bivalentes pode ajudar os brasileiros, especialmente os vulneráveis, a evitar doenças graves ou mortes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?