metropoles.com

Vacinas aprovadas para uso emergencial terão “termo de consentimento”

Com isso, quem receber o imunizante terá de assumir o conhecimento dos estudos e possíveis efeitos colaterais do insumo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Governo lança Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Governo lança Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo informou, nesta quarta-feira (16/12), que vai insistir em cobrar a assinatura de um “termo de consentimento” para quem deseja se vacinar contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida é alvo de críticas da comunidade médico-científica.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a apoiadores que o documento seria cobrado nessa terça-feira (15/12). E, mesmo com a repercussão negativa, o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, lançado nesta quarta-feira (16/12), traz a exigência.

9 imagens
1 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Agora, as vacinas aprovadas para uso emergencial exigirão assinatura do documento. Com isso, quem se vacinar com o imunizante terá de assumir o conhecimento dos estudos e possíveis efeitos colaterais do insumo.

“Se um laboratório, nacional ou estrangeiro, solicitar à Anvisa autorização de uso emergencial, e for concedio pela Anvisa, nós vamos estudar que grupos poderão receber. E sim: todos que forem voluntários a receber terão que assumir esse compromisso específico”, confirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na cerimônia de lançamento do plano.

Apesar de já ter falado que a vacinação poderia iniciar ainda em dezembro, Pazuello voltou a afirmar que a data mais provável para o início da imunização é em fevereiro. Ele disse que o Butantan e a Fiocruz apresentassem os documentos da fase 3 dos estudos em dezembro e solicitassem o registro ainda este mês, “nós teremos janeiro para análise da Anvisa e, possivelmente, em meados de fevereiro para frente nós estejamos com estas vacinas recebidas e registradas para iniciar o plano”.

Avaliações técnicas

Vale ressaltar que, mesmo com aprovação emergencial, o produto passa por avaliações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que certifica a qualidade e a eficácia do produto.

“Está previsto ainda na normativa a exigência de que os pacientes a serem vacinados com vacinas aprovadas para uso emergencial deverão preencher um termo de consentimento livre e esclarecido, o qual deve estar complementado com os dados específicos da vacina objeto de autorização de uso emergencial”, destaca trecho do plano.

O planejamento da vacinação nacional é orientado em conformidade com o registro e licenciamento de vacinas, que no Brasil é de atribuição da Anvisa. As regras estabelecem os critérios mínimos a serem cumpridos pelas empresas para submissão do pedido de autorização temporária de uso emergencial.

A medida é criticada pela comunidade médico-científica, técnicos do Ministério da Saúde e congressistas. Não existe no Brasil nenhuma experiência do tipo no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De praxe, a Anvisa avalia e analisa a segurança e a eficácia de medicamentos e vacina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?