metropoles.com

Vacinar crianças contra a Covid é uma necessidade, defende Fiocruz

Na última quinta-feira (16/12), a Anvisa aprovou a aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cidade de Goiânia (GO) vacina adolescentes contra CoViD-19 a partir de 12 anos de idade 14/10/2021 Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles
1 de 1 Cidade de Goiânia (GO) vacina adolescentes contra CoViD-19 a partir de 12 anos de idade 14/10/2021 Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta terça-feira (21/12), um estudo que aponta a vacinação de crianças contra a Covid-19 como estratégia para evitar que a cobertura de imunização no Brasil fique estagnada e permita a circulação do vírus em níveis altos.

Na última quinta-feira (16/12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

Apesar da autorização do órgão regulador, a vacinação do público infantil ainda não tem data para começar. A medida depende de aprovação do governo federal, que deve incluir as crianças no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e adquirir doses especiais para esta população.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se opôs, em diversas ocasiões, à vacinação do público infantil.

O estudo elaborado pela fundação mostra que, atualmente, aproximadamente 85% da população brasileira é apta a se vacinar contra a Covid, considerando todas as pessoas acima dos 11 anos.

De acordo com a Fiocruz, desde setembro, o ritmo de aplicação da primeira dose de vacinas no Brasil está em desaceleração. Em outubro, o índice chegou próximo de zero, cerca de 0,08% por dia.

Segundo especialistas, a queda sugere que a vacinação está próxima do limite, com 74,95% da população vacinada com a primeira dose. Para evitar a estagnação dos índices, o estudo sugere ampliar as faixas etárias para imunização.

3 imagens
Vacinação contra a Covid no Brasil segue em todos os estados e cidades
Goiânia vacina adolescentes contra Covid-19, a partir dos 15 anos
1 de 3

Cidade de Goiânia (GO) vacina crianças contra Covid-19 a partir de 5 anos de idade

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 3

Vacinação contra a Covid no Brasil segue em todos os estados e cidades

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Goiânia vacina adolescentes contra Covid-19, a partir dos 15 anos

Divulgação/Saúde Goiânia

“A grande maioria dos estados segue esta tendência [de desaceleração], variando apenas a velocidade de aumento da cobertura, que foi sistematicamente maior nos estados das regiões Sul e Sudeste”, explica o pesquisador do Observatório Covid-19 da Fiocruz e um dos autores do estudo, Raphael Guimarães.

O estudo também mostra estados do Norte, que têm população mais jovem, apresentam cobertura mais baixa. Além disso, a pesquisa aponta que há desigualdade entre as regiões do país na cobertura vacinal, motivada pela dificuldade no acesso aos imunizantes.

“De fato, de acordo com a análise, a cobertura da vacinação é menor em áreas mais carentes e entre grupos de minorias étnicas. Portanto, é fundamental fortalecer estratégias comprometidas com a redução da iniquidade de vacinação”, pontuou Guimarães.

Aquisição das doses

Para o pesquisador, o governo federal deve ter “celeridade” na compra dos imunizantes destinados ao público infantil.

“É essencial obter celeridade no processo de aquisição das vacinas que tenham comprovada segurança para crianças de 5 a 11 anos, para que esse grupo fique protegido e permita uma maior cobertura vacinal total no país”, afirmou o cientista.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, no último sábado (18/12), que o governo federal fará uma consulta pública em janeiro de 2022 para ouvir a opinião da sociedade sobre a vacinação de crianças contra a Covid,

Mesmo com respaldo técnico da Anvisa, de sociedades médicas e da Câmara Técnica Assessora de Imunização contra a Covid (Cetai), vinculada ao ministério, Marcelo Queiroga defende que a vacinação de crianças ainda não é “consenso”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?