metropoles.com

Vacinação, testagem e monitoramento: Anvisa planeja retomada de cruzeiros no Brasil

O governo brasileiro planeja que esse tipo de viagem seja retomada em 1º de novembro, após suspensão por conta da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ND+
Turistas de SC são indenizadas em R$ 12 mil por mudança de rota de cruzeiro
1 de 1 Turistas de SC são indenizadas em R$ 12 mil por mudança de rota de cruzeiro - Foto: Divulgação/ND+

O governo brasileiro planeja a retomada de cruzeiros no Brasil em 1º de novembro, após a publicação de uma portaria do Ministério da Saúde. As viagens foram suspensas em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (14/10), os ministérios da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura editaram portaria sobre o tema. Uma das regras é que a navegação deve ocorrer exclusivamente em águas jurisdicionais brasileiras.

“A retomada fica condicionada à edição prévia de portaria pelo Ministério da Saúde, que deve dispor sobre o cenário epidemiológico e definir as situações consideradas surtos de Covid-19 em embarcações e as condições para o cumprimento da quarentena de passageiros e de embarcações”, destaca a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda de acordo com a portaria, caberá aos municípios impactados pelas operações de cruzeiros apresentar um plano local de operacionalização e à Anvisa dispor, por ato próprio, sobre os protocolos sanitários nessas embarcações.

A Anvisa vem discutindo os protocolos sanitários a serem adotados no âmbito dos navios de cruzeiros e realizou nessa quarta-feira (13/10) reunião com representantes de associações e de empresas que operam os cruzeiros marítimos no país.

Já é certo que a Anvisa exija a vacinação completa para passageiros, assim como a necessidade de teste para Covid-19 antes do embarque e de testagens periódicas, a bordo, para o monitoramento durante a viagem.

“Os protocolos em discussão envolvem ainda a triagem para embarque, o permanente monitoramento, regras de saúde a bordo, lotação, quantidade reduzida de cabines, entre outros aspectos”, informa a agência reguladora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?