Vacinação para profissionais de educação começa neste sábado em SP
Imunização para trabalhadores do setor estava prevista para 12 de abril; aulas presenciais retornam na quarta (14/4) em todo o estado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo de São Paulo antecipa, de segunda-feira (12/4) para este sábado (10/4), a vacinação para profissionais da educação a partir de 47 anos.
Serão disponibilizadas 350 mil doses aos trabalhadores do setor nesta primeira fase de campanha. Professores, diretores, merendeiras e outros poderão ser vacinados contra a Covid-19 (veja a lista abaixo).
Dessa maneira, a imunização é válida para trabalhadores de escolas das redes públicas estadual e municipal e também para os da privada. O avanço em dias está em alinhamento com o calendário de retorno das aulas presenciais no estado de São Paulo, marcado para quarta-feira (14/4), com 35% da capacidade.
Nos dias 12 e 13 de abril, as unidades de educação estarão abertas para orientação aos pais de alunos e reorganização dos espaços.
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, afirma que as escolas são ambiente seguro para a volta às aulas. “Educação é [serviço] essencial, já temos um decreto. Mesmo na fase emergencial, não fechamos nossas escolas. Atendemos centenas de milhares de pessoas com alimentação, equipamentos e uso de espaço”, disse.
Como se cadastrar
Para receber a vacina, o profissional da educação deve se cadastrar (neste link), com número de CPF, nome completo e e-mail. Na sequência, receberá um link no endereço virtual indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade.
Posteriormente, haverá um processo de análise e, caso seja validado, o trabalhador receberá, também por e-mail, o comprovante “Vacina Já Educação”. O governo informa que o documento terá um QR Code para verificação de autenticidade.
Para ser imunizada, a pessoa precisa apresentar o comprovante “Vacina Já Educação”, juntamente com RG e CPF. A vacinação não será possível com a ausência dos documentos.
No entanto, o cadastramento não garante o agendamento da vacina. Trata-se, nesta etapa, de uma autorização para que o trabalhador possa receber o imunizante. O governo recomenda atenção ao calendário de vacinação dos respectivos municípios.
Segundo a gestão estadual, cerca de 280 mil profissionais do público-alvo estão cadastrados para receberem a vacina a partir deste sábado.
Público-alvo
A partir deste sábado, os seguintes profissionais da educação com a idade a partir de 47 anos poderão ser imunizados:
- Secretários;
- Auxiliares de serviços gerais;
- Faxineiros;
- Mediadores;
- Merendeiros;
- Monitores;
- Diretores;
- Vice-diretores;
- Professores da educação básica;
- Professores coordenadores pedagógicos; e
- Professores temporários