metropoles.com

“Vacinação não é self-service”, diz Queiroga em entrevista

Ministro da Saúde reafirma que imunizantes aprovados pela Anvisa são seguros e eficazes para conter a circulação da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Feliccianno/Metrópoles
Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, aplica a dose da vacina contra a Covid no ministro Marcos Pontes e no Presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
1 de 1 Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, aplica a dose da vacina contra a Covid no ministro Marcos Pontes e no Presidente da Caixa, Pedro Guimarães. - Foto: Rafaela Feliccianno/Metrópoles

Em entrevista ao programa Brasil Urgente, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo para que a população tome qualquer vacina contra a Covid-19 que estiver disponível no posto de saúde. “Todas as vacinas são seguras, têm eficácia, e são importantes. Vacinação não é self-service”, afirmou o médico.

A manifestação do ministro veio após a notícia de que, em vários postos de saúde, a população tem desistido de se imunizar ao descobrir que a Coronavac está sendo aplicada, dando preferência para as fórmulas da AstraZeneca e Pfizer. Queiroga diz que é preciso vacinar uma porcentagem alta da população para conter a disseminação do vírus e chegar a um ponto em que, como em outros países, será possível circular sem máscara e promover aglomerações.

Segundo Queiroga, o Brasil deve receber 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em julho, e a mesma quantidade em agosto. “Para o segundo semestre, temos a garantia de um grande volume de doses“, afirma.

Covaxin

O ministro voltou a declarar que a suspensão do contrato de importação de 20 milhões de doses da Covaxin não deve atrapalhar o programa de imunização. Segundo ele, a aprovação da Anvisa é condicionada a um uso limitado das doses, que não teria grande impacto na imunização da população.

“O Ministério da Saúde não pagou um centavo por essa vacina, e nosso departamento jurídico está analisando o contrato. Estamos absolutamente tranquilos e não temos preocupação com a Covaxin no ministério. O foco é avançar a vacinação”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?