metropoles.com

Vacinação infantil: Lewandowski dá mais prazo para AGU se manifestar

Ministro é relator de ação no Supremo Tribunal Federal que exige a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NELSON JR/ SCO-STF
ricardo lewandowski
1 de 1 ricardo lewandowski - Foto: NELSON JR/ SCO-STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou, nesta segunda-feira (20/12), pedido do governo e ampliou o prazo para que as autoridades federais se manifestem sobre ação que pede a disponibilização de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

Na última sexta (17/12), Lewandowski havia determinado a manifestação em 48 horas. Entretanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu mais prazo, alegando que resposta dependeria de consulta pública a ser realizada entre a próxima quinta-feira (23/12) e o dia 2 de janeiro.

Veja a íntegra da decisão do ministro Ricardo Lewandowski:

ADPF 756 TPI 9 vacinas e crianças by Raphael Veleda on Scribd


O ministro acatou o pedido e determinou que a manifestação seja feita até o dia 5 de janeiro do ano que vem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última quinta-feira (16/12), a indicação da vacina pediátrica da Pfizer para o público de 5 a 11 anos. Adolescentes de 12 ou mais já têm imunizantes à disposição.

Apesar da decisão, o governo federal vem postergando o assunto. Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi ao Supremo pedir que as vacinas sejam disponibilizadas.

Segundo o governo, há, no contrato com a Pfizer, a possibilidade de aquisição de 40 milhões de doses da vacina pediátrica, mas o martelo ainda não foi batido. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem interposto diversos obstáculos à tomada da decisão e o presidente Jair Bolsonaro tem atacado abertamente a orientação da Anvisa – um órgão independente, mas vinculado ao governo federal.

A decisão da Anvisa sobre a imunização de crianças seguiu parâmetros aprovados na União Europeia e em países como Estados Unidos e Canadá. Segundo os técnicos da agência, vacinar esse público é seguro e o produto já provou sua eficácia.

Especialistas ouvidos pelo Metrópoles defendem a imunização desse público e explicam que os benefícios superam eventuais riscos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?