metropoles.com

Vacinação em Duque de Caxias tem isopor fora da temperatura ideal

Doses de vacina estavam perto do congelamento, o que inutilizaria os frascos. Prefeitura alega que termômetros são alterados pela claridade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
WhatsApp Image 2021-04-20 at 15.01.29
1 de 1 WhatsApp Image 2021-04-20 at 15.01.29 - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – A prefeitura de Duque de Caxias protagonizou mais um episódio de desrespeito às regras sanitárias e restritivas para conter a pandemia de Covid-19. Nesta terça-feira (20/4), o RJ1, da TV Globo, flagrou, além de enormes filas, com pessoas sem máscaras aglomeradas, e sem fiscalização dos agentes públicos, falhas nas caixas térmicas usadas para acondicionar os frascos de vacina contra o novo coronavírus.

Em um dos equipamentos, o termômetro de um isopor falhou e estava indicando temperatura fora da recomendada.

Pela bula da vacina AstraZeneca, as doses devem ser mantidas refrigeradas a uma temperatura entre 2°C e 8°C. No entanto, a temperatura registrada nas imagens da reportagem  era de 0,3º, indicando que as doses estavam perto do congelamento, o que inutilizaria o estoque.

Outras três caixas marcavam 2.3°C, 2.8°C e 2.4°C, ou seja, dentro da temperatura recomendada.

Durante a realização da reportagem, uma funcionária, ao perceber algo errado no termômetro, virou a caixa para impedir o registro pelas câmeras.

Com a chegada de um novo funcionário, havia um isopor no qual o termômetro não marcou nenhuma temperatura. A pessoa responsável, mesmo assim, respondeu: “1.8°C”. Em seguida, disse: “mais que 2°C”.

“Fica um pouco, abaixa um pouquinho. Agora, espera um pouquinho porque ela volta ao normal. A gente estava fazendo a aspiração, aí a gente abre um pouquinho e foge um pouquinho”, explicou o funcionário.

À TV Globo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que a responsabilidade das condições de armazenamento é da equipe da sala de vacinação e que as doses devem ser conservadas de 2°C e 8°C, sem congelar. Depois da retirada da primeira dose do frasco, deve ficar no máximo até seis horas em temperatura ambiente, de até 30°C graus, ou 48 horas em refrigeração, de 2°C e 8°C.

Já a Fiocruz, informou que a vacina é viral e baixas temperaturas não costumam afetar a qualidade e a segurança das doses, mas, como alertou a Anvisa, a dose não pode congelar.

A prefeitura de Duque de Caxias explicou que segue as determinações do Ministério da Saúde e que os termômetros podem apresentar alterações nos visores em função da incidência de claridade, mas que não há interferência na temperatura interna de fato. A prefeitura afirmou ainda que desconhece a temperatura indicada, de 0.3 graus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?