metropoles.com

Vacinação em Duque de Caxias é paralisada por falta de imunizantes

Nessa sexta-feira (6/3), ao anunciar aplicação de doses para idosos acima de 60 anos, prefeito provocou tumulto e pode ser multado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro
1 de 1 Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro – A Prefeitura de Duque de Caxias, que criou aglomerações nesta sexta-feira (5/3), ao anunciar vacinação para idosos acima de 60 anos sem comprovante de residência, paralisou a imunização no município, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo municipal, o novo cronograma só será anunciado com a chegada de novas doses, ainda sem previsão. Mas que o objetivo é dar continuidade à aplicação da primeira dose para o grupo de 60 anos ou mais.

A Justiça colocou o modelo de imunização da cidade em xeque devido ao tumulto. A juíza da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias, Elizabeth Maria Saad, determinou que a vacinação seja organizada sem fixar critérios de atividade profissional e siga o Plano Nacional de Imunização (PNI), sob pena de multa pessoal diária de R$ 50 mil ao prefeito Washington Reis, do MDB, e ao secretário municipal de Saúde, Antônio Manoel de Oliveira Neto.

Eles ainda terão que prestar informações à Justiça em 48 horas. Esta é a segunda decisão judicial sobre faixa etária de imunizados.

Reis ignorou alerta do Ministério Público do estado e decidiu ampliar a faixa etária do público-alvo de vacinação contra Covid-19, passando do limite de 80 anos para a partir de 60 anos.

A cidade tem uma população estimada de 86 mil habitantes nessa faixa etária, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, mais de 100 mil pessoas buscaram a vacina e a prefeitura só disponibilizou 6,1 mil doses para imunização. Prefeito tratou o caos como trabalho impecável.

Em nota, a prefeitura informou que, até o presente momento, não foi intimada de “nenhuma decisão que não a já anteriormente recebida e integralmente cumprida, inclusive com a suspensão da vacinação (àquela época), nos profissionais de educação com idade acima de 60 anos; bem como reservando e efetivando a segunda dose da Coronavac naqueles munícipes que receberam a primeira dose na cidade”, diz um dos trechos. Alegou ainda que o Plano Nacional de Imunização está sendo cumprido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?