metropoles.com

Vacinação é suspensa em Manaus por suspeitas de irregularidades

Ministério Público do Amazonas investiga se a fila de grupos prioritários está sendo “furada” por pessoas que não atendem aos critérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
vacina sendo injetada
1 de 1 vacina sendo injetada - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A vacinação contra a Covid-19 foi suspensa em Manaus (AM) nesta quinta-feira (21/1), depois de o Ministério Público do Amazonas abrir investigação sobre possíveis irregularidades na aplicação da vacina, com pessoas “furando a fila” de grupos prioritários. A previsão é de que seja retomada na sexta (22/1).

Depois que parentes de empresários locais postaram fotos em redes sociais comemorando porque foram vacinados, denúncias foram feitas acusando essas pessoas de “furar a fila”.

A Prefeitura de Manaus informou, na noite dessa quarta (20/1), que a vacinação foi suspensa para que o governo possa replanejar a distribuição a distribuição de doses, “com os critérios de definição de prioridades, baseados na exposição ao risco, comorbidades e faixa etária”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a suspensão deve ser mantida por menos de 24 horas, uma vez que o prazo para que o governo divulgue a proposta de reordenamento da imunização com a lista dos trabalhadores a serem vacinados, por unidade, se encerra às 13h desta quinta-feira.

“A Prefeitura de Manaus é a responsável pela execução da campanha de vacinação e, conforme as orientações do prefeito David Almeida, organizou 200 profissionais que compõem 50 equipes de vacinação. No entanto, a definição dos locais e quais profissionais da saúde a serem vacinados em cada unidade da rede estadual é responsabilidade do governo do estado”, explica Shádia.

5 imagens
O sistema de saúde de Manaus entrou em colapso por causa da grande quantidade de pacientes com Covid-19 e do alto número de óbitos
Imunizantes são descarregados da aeronave
A capital do Amazonas sofreu com a falta de oxigênio em janeiro
1 de 5

Em Manaus, familiares de pacientes com Covid-19 fizeram filas enormes para reabastecer cilindros de oxigênio, no Carboxi Gases

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

O sistema de saúde de Manaus entrou em colapso por causa da grande quantidade de pacientes com Covid-19 e do alto número de óbitos

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Imunizantes são descarregados da aeronave

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

A capital do Amazonas sofreu com a falta de oxigênio em janeiro

Hugo Barreto/Metrópoles

Antes, a Secretaria do Amazonas havia divulgado que a responsabilidade pela campanha era das prefeituras e que não era responsável por definir as pessoas que receberão as doses, apenas entregava o imunizante aos municípios.

A secretária também destacou que recebeu vacinas para apenas 34% dos 56 mil profissionais de saúde, de governo e prefeituras. Sendo assim, será necessário estabelecer quais as preferências dentro dos grupos prioritários.

“Como a prefeitura trabalha essencialmente com atenção básica, definimos que as unidades contempladas com a vacina, pelo critério de risco, seriam as de atendimento exclusivo a casos suspeitos de Covid-19 e outras síndromes gripais, determinando a vacinação de todos os trabalhadores que têm contato direto com o paciente e deixando de fora os que realizam apenas serviços administrativos, sem contato com os usuários”, conclui.

Segundo a prefeitura, foram recebidas 40.072 doses de vacina para esta primeira etapa da campanha.

Irmãs que teriam furado a fila

A principal denúncia de irregularidade se dá no caso das médicas Gabrielle e Isabelle Kirk Maddy Lins que receberam a primeira dose da vacina nessa terça-feira (19/1).

As irmãs foram nomeadas, respectivamente, nessa segunda (18/1) e terça-feira (19/1) como gerentes de projetos na Secretaria de Saúde. As nomeações foram assinadas pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Gabrielle e Isabelle são filhas de Gisélle Vilela Lins Maranhão, reitora da Universidade Nilton Lins, que fica ao lado da UBS Nilton Lins, onde as jovens trabalham. A unidade de saúde foi inaugurada no último dia 12 de janeiro – e o nome da unidade homenageia o pai das jovens.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?