Vacinação: 60% dos municípios já aplicam a dose de reforço
Ao todo, 1.466 cidades brasileiras administram a dose de reforço. Entre os municípios que não iniciaram a campanha, 808 estão prontos
atualizado
Compartilhar notícia
A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, em campanha destinada aos idosos, teve início em 60% das cidades brasileiras.
Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a administração da terceira dose aumentou 20 pontos percentuais em uma semana. No último levantamento da entidade, 31% dos municípios consultados estavam nessa fase da campanha.
Ao todo, 1.466 cidades informaram que já aplicam a dose de reforço. Dos que não iniciaram, 808 municípios pontuaram que estão com a estratégia organizada.
O Ministério da Saúde anunciou reforço na imunização contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos em agosto. A pasta federal previa iniciar essa fase da campanha de vacinação na segunda quinzena de setembro.
A aplicação extra contempla pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias.
Já para idosos acima de 70 anos, a recomendação é que o ciclo vacinal tenha ocorrido há seis meses.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha contra a Covid-19.
A terceira dose é preferencialmente com uma dose da Pfizer. Na falta desse imunizante, há, como alternativa, a inoculação das fórmulas da Janssen ou da AstraZeneca.
Desde o início da campanha, o governo federal já distribuiu 287,9 milhões de doses do imunizante contra o novo coronavírus. Durante a pandemia, a doença infectou 21,3 milhões de pessoas; 592 mil morreram em decorrência da Covid-19.