metropoles.com

Vacina infantil chega com erro de temperatura e GO adia distribuição

Segundo SES-GO, Ministério da Saúde encaminhou 44.300 doses de vacina com erro na temperatura. Pasta aguarda novas orientações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia
1 de 1 Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A distribuição de 44.300 doses pediátricas Comirnaty/Pfizer previstas para esta quarta-feira (19/1) foi adiada em Goiás. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi constatado um erro na temperatura dos imunobiológicos encaminhados pelo Ministério da Saúde, que serão utilizados na vacinação infantil contra Covid-19.

De acordo com a pasta, o erro foi identificado pela equipe técnica da Central Estadual de Rede de Frio de Goiás (CERF-GO). A partir disso, o caso foi notificado ao Ministério para análise, já que o órgão foi responsável pela condução das vacinas desde o início do transporte.

4 imagens
Vacinação contra Covid-19 em Goiás
Criança recebe vacina contra Covid-19 em posto de saúde de Goiás
Criança recebe cuidado após tomar vacina contra Covid-19 em Goiânia, Goiás
1 de 4

Fila de vacinação contra Covid-19, em Goiânia (GO)

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Vacinação contra Covid-19 em Goiás

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Criança recebe vacina contra Covid-19 em posto de saúde de Goiás

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Criança recebe cuidado após tomar vacina contra Covid-19 em Goiânia, Goiás

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Por meio de nota, a SES-GO informou ao Metrópoles que o CERF-GO aguarda parecer do órgão federal sobre a liberação ou não das doses. “Assim, a distribuição dos imunizantes aos municípios, programada para esta quarta-feira (19/01), foi adiada até que as recomendações sejam formalizadas”.

O Ministério da Saúde enviou 44.300 doses pediátricas Comirnaty/Pfizer na terça-feira (18/01) para Goiás e a equipe técnica da Central Estadual de Rede de Frio de Goiás (CERF-GO) constatou erros na temperatura das caixas que foram conduzidas sob responsabilidade, desde o início do transporte, pelo órgão federal.

Ainda de acordo com o órgão estadual, a campanha de vacinação infantil segue em Goiás. “A campanha segue no Estado, visto que todos os 246 municípios ainda estão abastecidos com a remessa [de vacina] que chegou na sexta-feira (14/01)”, finaliza a nota.

Atraso na entrega

As primeiras vacinas da Pfizer para crianças contra Covid-19 que estavam previstas para chegar à capital goiana na madrugada da última sexta-feira (14/1) também atrasaram. Apesar da demora no envio das 44,3 mil doses por parte do Ministério da Saúde, elas chegaram ainda na sexta ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, o que não atrapalho o início da imunização.

A imunização infantil é realizada com a vacina da Pfizer, autorizada para aplicação no público de 5 a 11 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e a segunda dose será de oito semanas, levando em consideração que a dosagem para crianças é menor que a dos adultos, mas com eficácia comprovada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?