metropoles.com

Vacina da dengue é coberta pelo plano de saúde? Entenda

Em um mês, procura pela vacina contra dengue subiu 110% em clínicas privadas. Ao todo, Brasil tem 51.081.018 de usuários de plano de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mão com luva azul segura tubo de exame de dengue vacina - Metrópoles
1 de 1 Mão com luva azul segura tubo de exame de dengue vacina - Metrópoles - Foto: Getty Images

Com a explosão de casos de dengue nas primeiras semanas de 2024, a busca por vacina é uma das alternativas para quem busca se prevenir da doença. Mas, aqueles, fora do grupo prioritário, que optarem pela rede privada podem pedir reembolso no plano de saúde?

Ao todo, o Brasil tem 51.081.018 de usuários de planos de saúde.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde não têm obrigação de cobrir aplicações. No entanto, alguns contratos contemplam imunizações.

Nesse último caso, é necessário entrar em contato com a operadora do plano e verificar a possibilidade de cobertura, total ou parcial, da imunização contra a dengue.

“Caso o beneficiário tenha um plano de saúde com cobertura de serviços adicionais que inclua vacinas, ele deverá verificar junto a sua operadora se há cobertura para imunização da dengue”, diz trecho de nota enviada à BBC Brasil.

Procura de vacina contra a dengue

Segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinação (ABCVAC), a procura pela imunização contra a dengue subiu 110% em clínicas privadas de todo o país. Essa informação é relativa a apenas um mês.

Na rede privada, há duas aplicações disponíveis: a Dengvaxia, do laboratório Sanofi; e a Qdenga. O custo varia entre R$ 400 e R$ 500.

Um balanço sobre o cenário da doença no país, divulgado nessa terça-feira (30/1) pelo Ministério da Saúde, mostra que nas primeiras semanas de 2024 houve 217.841 casos prováveis da doença. Até o momento, 15 mortes foram confirmadas e 149 estão sob investigação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?