metropoles.com

Covid: Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina da Moderna

Farmacêutica já havia feito a solicitação de registro da vacina em janeiro. Anvisa passa a analisar os pedidos de forma paralela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Donato Fasano/Getty Images
Imagem colorida mostra vacina contra Covid-19 da Moderna, que busca registro na Anvisa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra vacina contra Covid-19 da Moderna, que busca registro na Anvisa - Metrópoles - Foto: Donato Fasano/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido de autorização de uso emergencial da vacina bivalente contra a Covid-19 fabricada pela Moderna. No Brasil, o imunizante seria comercializado pela Adium Pharma, que apresentou a solicitação.

Em janeiro, a mesma empresa pediu o registro da vacina para a agência. A solicitação para uso emergencial passará a ser analisada, dessa forma, de forma paralela ao primeiro pedido.

“A vacina bivalente contém uma mistura de cepas do vírus SARS-Cov-2 e se propõe a conferir uma maior proteção frente à variante Ômicron, quando comparada com vacinas monovalentes”, relembrou a Anvisa em nota.

A autarquia tem 30 dias para analisar o pedido. O prazo, porém, pode ser interrompido caso a Anvisa solicite mais informações à empresa.

A vacina da Moderna já foi amplamente utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos durante a pandemia. O imunizante utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), assim como a da Pfizer, aplicada na campanha de vacinação brasileira.

Três áreas da Anvisa analisam o pedido: a de Produtos biológicos (que avalia os aspectos de qualidade, segurança e eficácia), a de Farmacovigilância (responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país) e a de Inspeção e Fiscalização (que avalia as Boas Práticas de Fabricação).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?