Vacina Butanvac: voluntários já podem fazer o pré-cadastro
Primeira fase de testes da vacina do Butantan será conduzida ainda neste ano. O instituto busca 418 voluntários maiores de 18 anos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Instituto Butantan abre, nesta quarta-feira (16/6), um pré-cadastro de voluntários interessados em participar dos testes da Butanvac, vacina contra a Covid-19 que a entidade paulista desenvolve sem necessidade de importação de insumos para a produção.
Segundo Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, o pré-cadastro busca obter 418 voluntários em São Paulo maiores de 18 anos para a “Fase A” dos ensaios clínicos, que serão conduzidos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
Ainda de acordo com Covas, o Butantan estima que, até outubro de 2021, será possível antecipar a produção de 40 milhões de doses da Butanvac. Antes, a estimava era atingir esse número apenas em dezembro.
Os interessados devem efetuar o pré-cadastro no site https://butanvac.butantan.gov.br/.
Como funciona a Butanvac?
A vacina está sendo produzida a partir da técnica de vírus inativado e usa a tecnologia de inoculação do vírus em ovos embrionados, a mesma da vacina da gripe.
Os ensaios clínicos da Butanvac foram autorizados pela Anvisa em 9 de junho. O governador João Doria (PSDB) prometeu que os primeiros resultados dos testes devem ser concluídos em 120 dias. Doria espera que a produção sirva para a imunização local, mas também planeja a exportação e diz que seis países já sinalizaram interesse pelo imunizante.