metropoles.com

Após desbloqueio, usuários do X conseguem acessar a rede no Brasil

Usuários relatam que a rede X está voltando a funcionar em algumas regiões. Essa retomada veio depois da decisão do STF nessa terça (8/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Porzycki / Getty Images
Imagem ilustrativa da rede social X - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa da rede social X - Metrópoles - Foto: Jakub Porzycki / Getty Images

Após o bloqueio da rede social X pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a plataforma está voltando a funcionar para os usuários no Brasil. Nesta quarta-feira (9/10), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações para que liberem o acesso ao serviço.

A rede social X está voltando a funcionar gradualmente no Brasil nesta quarta-feira (9/10), após ter ficado inacessível desde 30 de agosto, por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

A decisão de Moraes dessa terça (8/10) determinou, oficialmente, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notifique as empresas de telecomunicação sobre o desbloqueio. No Brasil, há mais de 20 mil empresas de telecomunicações. Portanto, o processo de retorno da plataforma deve ser gradual, assim como ocorreu em relação à ordem para bloqueio.

Vários usuários já relataram em outras redes sociais, como a BlueSky, que o X já estava acessível na noite de terça-feira. No entanto, outros afirmaram ainda não ter conseguido entrar na plataforma. Nesta quarta-feira (9/10), alguns usuários confirmaram que já conseguem acessá-la.

39 dias sem X no Brasil

O X ficou inacessível no Brasil desde 30 de agosto e foi oficialmente restabelecido na terça-feira (8/10), após a decisão do ministro Alexandre de Moraes. A plataforma voltou a operar no país depois de a empresa comprovar o pagamento de multas, o cumprimento de decisões judiciais, o bloqueio de perfis e a nomeação de um representante em território nacional.

O bloqueio foi determinado após uma série de descumprimentos de ordens judiciais por Elon Musk, dono da rede social, e sua equipe. Desde 2020, o ministro Alexandre de Moraes tem ordenado o bloqueio de contas nas redes sociais, no âmbito de investigações para apurar as chamadas “milícias digitais”.

Elon Musk cumpriu as ordens judiciais, levando o ministro Alexandre de Moraes a autorizar o retorno da plataforma no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?